O mês de março para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Alagoas (Fetag-AL) será Lilás. O mês conhecido por dedicar o dia 8 em homenagem as mulheres será celebrado com a Marcha do Dia Internacional em Maceió e com ações em municípios como Pão de Açúcar, Branquinha e demais do interior do estado.
A marcha, evento conjunto com a Federação, Central Única dos Trabalhadores (CUT), Comissão Estadual de Mulheres e Movimento da Marcha Mundial das Mulheres (MMM), será apenas a primeira mobilização do mês que contará com a Federação dedicada a luta das mulheres do campo e da cidade.
Durante as próximas semanas, a Fetag-AL estará presente na organização de mais eventos em homenagem as Mulheres. Nos municípios de Olivença e Ouro Branco serão realizados mutirões de documentação das trabalhadoras rurais. Em Olivença o evento iniciará no Dia Internacional da Mulher, 08 ao 11 e em Ouro Branco, na semana seguinte, dos dias 15 a 19.
No mutirão que será realizado em Olivença, haverá emissão de carteira de trabalho, CPF e carteira de identidade. Além da consulta aos benefícios previdenciários destinados a mulher do campo, a mobilização ofertará palestras sobre previdência social e violência contra a mulher.
Segundo Edjane Rodrigues da Silva, Secretária de Mulheres da Federação, a expectativa é de 2.600 documentos emitidos e da inserção da mulher aos direitos adquiros. “Esses mutirões ajudarão a conscientizar essas mulheres, a adquirir conhecimento, empoderamento político e terá o objetivo de inseri-las nos programas como pronaf, habitação rural”, ressalta.
Os mutirões contarão com a articulação do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), execusão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e parcerias com o Instituto de Identificação, Ministério do Trabalho, Delegacia da Mulher e Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dentro dos municípios, a parceria acontecerá com a Secretaria Municipal de Assistência Social.