Categorias: Maceió

Prefeito ressalta ações em homenagem ao Dia da Mulher

Para homenagear as maceioenses pelo Dia da Mulher, celebrado neste 8 de março, a Prefeitura de Maceió preparou uma vasta programação, além de oferecer ações que reforçam a versatilidade feminina no mercado de trabalho. Ações de saúde e até uma corrida de rua serão realizadas este mês. As mulheres também serão capacitadas para atuar em funções da construção civil.

Segundo o prefeito Rui Palmeira, as ações somam-se a um movimento mundial de reconhecimento da mulher para a sociedade. “Elas têm papel fundamental, não apenas como mães, mas como cidadãs ativas que muito têm a colaborar. No Brasil, a população feminina é maioria. Cerca de 40% dos lares brasileiros são chefiados por mulheres. Além da minha esposa, tenho duas filhas e sei que é preciso muito trabalho para que elas vivam num mundo mais justo”, destacou o gestor.

Durante o mês de março, uma extensa programação de eventos, entre palestras, discussões e circuito de atletismo será realizada. As ações serão proporcionadas pela Prefeitura de Maceió, em parceria com o Governo do Estado, e inúmeras entidades, colocando a mulher em foco. “Foram planejadas ações que envolvem diversos órgãos municipais. A questão de gênero está na pauta da Prefeitura de Maceió, reconhecendo que ainda temos muito a percorrer na busca da igualdade de oportunidades e direitos entre homens e mulheres”, disse Rui.

As ações terão em vista temas como a saúde, por meio da promoção de conhecimento em doenças, a exemplo do câncer de mama e DST’S; bem estar, através da I Corrida da Mulher Alagoana; e direito, com audiências públicas, caminhada e seminário em mobilização contra a violência doméstica.

Já o Sine Maceió está com inscrições abertas para cursos de qualificação profissional para mulheres na área da construção civil. Eles fazem parte do projeto Construindo com Mulheres, desenvolvido como fruto do convênio entre a Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Emprego (Semtabes)  e a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). No projeto serão capacitadas 600 mulheres em situação de vulnerabilidade social.

O projeto será executado pela ONG O Consolador, que fica no Prado. A ideia é inserir no mercado de trabalho, logo depois da conclusão dos cursos, por meio do Sine, pelo menos 30% das participantes.

“É uma oportunidade que não deve ser desperdiçada. Cada participante receberá uma bolsa de R$200 para os custos de alimentação e transporte, durante o período do curso, além de receber, gratuitamente, material didático e de uso, que deve ser utilizado nas aulas práticas do curso”, reforçou o prefeito. A bolsa está condicionada à frequência regular e à efetiva participação nas atividades do curso.

Para se inscrever no projeto Construindo com Mulheres é preciso estar inscrita nos programas federais de transferência de renda e ter, no mínimo, a primeira fase do ensino fundamental (1ª a 4ª série). Entre os cursos oferecidos estão aplicadora de gesso, auxiliar de gerenciamento de obra, aplicadora de revestimento cerâmico e pintora de obras.

As interessadas têm até 21 de março para se inscrever. As inscrições serão realizadas no Sine da Prefeitura de Maceió, que fica ao lado da Estação Ferroviária, no Centro. Para se inscrever é preciso levar comprovante de residência, Cartão Bolsa Família, RG, CPF e PIS/PASEP ou NIT. O Sine Maceió funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Ao chegar no Sine a interessada deve identificar que busca a inscrição no projeto Construindo com Mulheres para ser direcionada ao atendimento. Mais informações pelo 3315-6201.