Categorias: Política

Esperança: Câmara federal aprova produção da “pílula do câncer”

Ascom

Deputado federal Marx Beltrão

O deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) comemorou a aprovação do projeto (PL 4639/16) que autoriza o uso e a produção da chamada “pílula do câncer”, substância desenvolvida para tratamento de tumores malignos. O parlamentar alagoano destacou que o baixo custo de produção da capsula torna o tratamento mais acessível à população.

A medida foi aprovada nesta terça-feira (8) no plenário da Câmara, mas precisa passar pelo Senado para começar a valer. “Esperamos que ela seja aprovada o mais rápido possível no Senado”, comenta o deputado.

A fosfoetanolamina sintética, substância base do medicamento, tem tido êxito em pesquisas de universidades brasileiras que buscam o tratamento de diversos tipos de câncer, mas ainda aguarda registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para se considerado remédio.

“Faço parte da Comissão de Saúde, onde debatemos todos os temas relacionados à área. Esse novo medicamento ainda está em estudo, mas já tem salvado a vida de muitas pessoas que têm câncer”, ressalta Marx.

O deputado argumenta que apoia mecanismos cujo objetivo aperfeiçoar os tratamentos de saúde e promover a qualidade de vida da população.

“Esse novo medicamento pode ser uma revolução. O que é mais importante, ele é barato, menos de cinquenta centavos o preço da capsula. Todos podem ter acesso. Vamos abraçar todas as maneiras eficazes para que muitos possam ser curados e tenham qualidade de vida”, conclui o parlamentar.