Fabricante tem 5º ano seguido de lucro e vendas recordes no mundo. Expectativa para 2016 é de nova alta, mas com cautela.
A Porsche anunciou nesta sexta-feira (11) mais um ano de resultados financeiros recordes, o 5º consecutivo da marca, que faz parte do Grupo Volkswagen. A fabricante de esportivos obteve lucro líquido de € 2,33 bilhões (+11%), com um recorde de 225.121 carros entregues em 2015 (+19%).
Para 2016, a empresa espera um novo recorde global, mas tenta ser cautelosa com a expectativa exagerada. Até o final da década, a Porsche se comprometeu a investir € 1 bilhão no desenvolvimento de um esportivo totalmente elétrico.
Brasil
No Brasil, a Porsche assumiu as operações com a criação de uma subsidiária local em 1º de julho – antes a marca era representada por uma importadora.
Segundo o relatório, foram vendidos 732 veículos no mercado nacional, contra 751 em 2014, o que foi classificado como “um bom começo em meio a um ambiente difícil”.
O Macan foi responsável por quase metade das vendas (44%) no Brasil, seguido pelo Cayenne(29%). A Porsche tem atualmente 7 concessionários, mas espera ampliar o número até o final do ano.
Em abril, a nova geração do icônico 911 começa a ser vendida no país. O esportivo foi atualizado com um motor turbo, mas uma edição especial manteve o aspirado. No segundo semestre, é a vez do 718 Boxster.