Já se passaram 23 dias dos 60 determinados pela Receita Federal para a entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoas Física exercício 2016. No período decorrido, o Órgão registrou o recebimento de 43.500 declarações em Alagoas.
A expectativa é que, até a meia-noite do dia 29 de abril, data do encerramento do prazo para a entrega do documento, sem pagamento da multa, sejam entregues 230 mil declarações no estado. No mesmo período do ano passado, foram entregues 220 mil.
Apesar de ainda restarem 36 dias para o contribuinte fazer o ajuste de contas com o fisco federal, o delegado Plínio Feitosa recomenda não deixar a entrega da declaração para a última hora. “Há sempre o risco de ocorrência de um evento inesperado. Por exemplo, o congestionamento nas linhas de transmissão.”
Além disso, no caso de o contribuinte ter direito à restituição, recebe primeiro quem entrega primeiro a declaração. Pois os lotes são formados segundo a ordem de entrega dos documentos. Exceto, o primeiro que será pago às pessoas com idade acima dos 60 anos e àquelas com doenças previstas em lei.