O ex-secretário de Segurança Pública, promotor Alfredo Gaspar de Mendonça, transmitiu oficialmente o cargo para o seu sucesso, o ex-comandante da Polícia Militar de Alagoas, Paulo Domingos de Lima Junior, em solenidade bastante concorrida no Salão Aquatune do Palácio República dos Palmares. A posse havia ocorrido na última sexta (25) e a solenidade se deu nesta segunda (28).
Alfredo Gaspar destacou a redução nos índices de criminalidade durante a sua gestão- que durou 14 meses- e defendeu, antes de qualquer plano de segurança a manutenção da política de valorização dos profissionais da área de segurança pública. “Comecei agradecendo aos homens e mulheres que saíam de casa para fazer o bem e termino da mesma forma”, destacou Gaspar em meio a aplausos.
A “integração” das forças policiais deve ser o grande desafio do novo gestor da pasta. Em entrevista à imprensa desde que foi oficializado, Lima Junior tem afirmado que sua gestão irá “aprimorar” o que já foi realizado por Alfredo Gaspar, destacando sobretudo a importância da mesa de situação, que define as estratégias para o combate à criminalidade.
Lima Junior também convocou a sociedade a aprimorar a segurança pública com a formalização dos dados que robustecem as estatísticas, além de denúncias por meio do 181.
Já o governador Renan Filho voltou a afirmar que trazer um nome de fora para assumir o comando da SSP já se mostrou ineficiente e que deverá definir até o final da semana o nome do novo comandante da Polícia Militar e do subsecretário de Segurança Pública.