Foram mais de 3 mil procedimentos médicos
Em reunião com o prefeito Henrique Madeira, a equipe da UPA Santo Antônio de Maragogi, apontou os principais avanços obtidos com a operação da unidade, que em seu primeiro mês de funcionamento, prestou mais de 3 mil atendimentos.
Para o prefeito, o planejamento que vem sendo feito, tem refletido diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. “Visamos uma estrutura modelo, com prestação de serviço de qualidade e uma equipe referência para atender a questão de urgência e emergência”, enfatizou Madeira.
Para manter a estrutura da unidade, a Prefeitura tem investido recursos próprios, que estão custeando a folha de pagamento dos 108 funcionários que atuam no local, além de aquisição de materiais de consumo, transporte, alimentação, entre outros. A contrapartida do Governo Federal ocorrerá somente após a habilitação do Ministério da Saúde, que será agendada pelo próprio órgão federal.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Karen Benevides, do total de pessoas atendidas na UPA neste primeiro mês, 80% dos casos conseguiram ser resolvidos na própria unidade, diminuindo o índice de transferência para outras cidades. “Este número demonstra que vidas estão sendo salvas graças à infraestrutura moderna somada à equipe clínica de qualidade. A UPA está muito bem estruturada e estamos conseguindo sanar o anseio da população”, relata.
O diretor da unidade, Gilmario Fausto, fez um balanço positivo do primeiro mês de funcionamento. “Somos a 2ª região e além dos maragogienses e turistas oriundos de várias partes do país, recebemos uma demanda de pacientes de outros oito municípios. Os atendimentos estão dentro dos fluxos elaborados e planejados previamente, e os primeiros resultados indicam que a unidade está cumprindo o seu papel dentro da saúde pública do estado”, explicou.
“Apesar das dificuldades que várias prefeituras no Brasil enfrentam para manter as Unidades de Pronto Atendimento e, em muitos casos, não conseguem sequer abrir uma unidade, continuaremos trabalhando para aprimorar os nossos serviços e, assim, oferecer a todos um atendimento eficaz. Estes primeiros trinta dias foram de adaptação para todos, funcionários e pacientes, mas contamos com uma equipe extremamente comprometida e disposta para consolidar a UPA de Maragogi como uma unidade referencial em atendimento à saúde”, concluiu Henrique Madeira.
A unidade funciona 24 horas por dia, inclusive sábados, domingos e feriados, para atender casos de urgência e emergência para crianças e adultos, como paradas cardíacas, derrames, fraturas, quedas graves, febre alta, entre outros problemas que exijam atendimento rápido, eficiente e com resolutividade.