Categorias: Economia

Plástico Verde chega ao Japão em tampas de garrafas PET

Suntory, empresa japonesa de bebidas, vai usar polietileno de origem renovável em 26 milhões de garrafas por ano

Agência Alagoas/Arquivo

Agência Alagoas/Arquivo

A Suntory, fabricante de bebidas líder no Japão e de atuação global, acaba de anunciar a adoção de Plástico Verde nas tampas de suas garrafas de água mineral de 550 ml. A resina de origem renovável será fornecida pela Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros.

A partir deste mês, o Polietileno Verde representa 30% do plástico usado nas tampas da água “Suntory Aso Tennensui”, cuja produção anual é estimada em 26 milhões de unidades. Com a decisão, a empresa japonesa reforça seu compromisso com a sustentabilidade e se torna a primeira do mundo a adotar a resina em tampas de garrafas PET. A parceria amplia a presença do Plástico Verde no mercado asiático.

“Há uma preocupação cada vez maior de empresas de todo o planeta na adoção de soluções inovadoras e de menor impacto ambiental. O Polietileno Verde já é utilizado nos mais diversos segmentos e ainda pode ter outras tantas aplicações, como demonstra a iniciativa da Suntory”, afirma Alexandre Elias, diretor de Químicos Renováveis da Braskem.

O Plástico Verde da Braskem é produzido a partir do etanol da cana-de-açúcar, uma matéria-prima 100% renovável e tem como principal diferencial a captura 2,15 quilos de CO2 a cada quilo de material produzido. Outro aspecto positivo para o mercado é que as propriedades mecânicas e de processabilidade da resina são idênticas àquelas apresentadas pelo petroquímico convencional.

A Toyota Tsusho Corporation, parceira comercial da Braskem na Ásia e na Oceania, tem desempenhado um importante papel na distribuição e expansão do Polietileno Verde na região. O Plástico Verde tem sido amplamente utilizado em uma variedade de aplicações e será expandido em meio à crescente consciência ambiental na Ásia.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com volume anual de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 40 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México.

Braskem nas redes sociais

www.facebook.com/BraskemSA

www.linkedin.com/company/braskem

www.twitter.com/BraskemSA

Sobre a Suntory

O Grupo Suntory foi criado em 1889 em Osaka (a receita de vendas anual da empresa é cerca de US$20 bilhões). Com sua sede localizada no Japão, a empresa de bebidas alcoólicas e não alcoólicas opera amplamente em várias regiões do mundo, incluindo Ásia, Oceania, Europa e Estados Unidos. Para bebidas não alcoólicas, as marcas do Grupo incluem Orangina (Europa e Ásia), Schweppes (Europa, exceto Reino Unido e Irlanda), Lucozade e Ribena (Reino Unido), C.C.Lemon e BRAND’S (Ásia). As bebidas alcoólicas incluem os uísques de renome mundial Yamazaki e Hibiki, as cervejas da marca The Premium Malt’s e o vinho Château Lagrange. Em maio de 2014, o Grupo adquiriu a totalidade das ações ($ 16 bilhões) da U.S.’s Beam Inc., e recém-iniciou a  Beam Suntory Inc., reforçando as vendas de Jim Beam, Maker’s Mark e outras.  Além disso, o grupo está envolvido em outros negócios como operações de restaurantes no México e na Ásia.