Sesau investiga sete casos suspeitos de H1N1 em Alagoas

Exames foram realizados e enviados ao Fiocruz, no Rio de Janeiro. Secretaria disse que vacinação dura um ano.

Luis Vilar/Alagoas24horas/ArquivoVacinação da H1N1

Vacinação da H1N1

Um possível novo surto de gripe H1N1, ou influenza, está assustando a população alagoana. Depois de todo o destaque que teve no ano passado, a doença, que possui tratamento, pode estar ressurgindo. Até o momento há sete casos suspeitos registrados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e divulgados segunda-feira (28).

De acordo com informações da Sesau, nenhum dos casos foram comprovados e todos eles aguardam o resultado de exames realizados pela Fiocruz, no Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a secretaria, a vacinação ocorre anualmente e promove a imunidade.

Uma nova campanha de vacinação está agendada para o dia 30 de abril. O H1N1 é o vírus causador de uma forte gripe e que pode levar a morte. Em Alagoas, em 2015, foram 3 casos confirmados.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, a doença é caracterizada por febre, tosse, dor de garganta, coriza, congestão nasal, calafrios e cefaleia. “Está ocorrendo durante todo o ano, com mais frequência nos meses do outono e do inverno, predomínio regiões Sudeste e Sul. Nos casos suspeitos registrados em Alagoas, as pessoas viajaram para estados destas regiões e/ou tiveram contato com pessoas destas localidades. Por isso, no caso de Alagoas, não necessidade de apreensão, apenas evitar lugares aglomerado”, destaca a nota.

Veja Mais

Deixe um comentário