Primeiro longa-metragem de Aly Muritiba traz Fernando Alves Pinto e Mayana Neiva no elenco
Dia 31 de março estreia no Arte Pajuçara “Para Minha Amada Morta”, primeiro longa dirigido por Aly Muritiba e distribuído pela Vitrine Filmes. O filme conta a história de Fernando, um homem que cuida de seu filho único após a morte de sua esposa. Todas as noites ele arruma as coisas de sua amada morta, mas um dia ele encontra uma fita VHS que mudará tudo.
Nas palavras do diretor Aly Muritiba, “solidão, melancolia, ciúme, sentimentos universais e atemporais, palavras fundamentais para se abarcar a natureza humana em sua totalidade, eis alguns dos temas tratados no drama psicológico “Para Minha Amada Morta.”
O longa foi premiado no 48º Festival de Brasília nas categorias de melhor direção; melhor ator coadjuvante, para Lourinelson Vladmir; melhor atriz coadjuvante, para Giuly Biancato; melhor direção de arte, para Monica Palazzo, e melhor montagem, para João Menna Barreto. Além de ser eleito como melhor filme pelo júri da crítica.
SOBRE O DIRETOR
Aly Muritiba é roteirista, produtor e diretor cinematográfico. Já dirigiu 8 curtas metragens, um telefilme e um longa-metragem coletivo, com os quais já conquistou mais de 100 prêmios em festivais de cinema. Suas principais realizações são os curtas “A Fábrica” (vencedor de mais 60 prêmios em festivais nacionais e internacionais, nominado ao OSCAR 2013), “Pátio” (vencedor do É Tudo Verdade, e selecionado para a Semana da Crítica do Festival de Cannes), “A Gente” (vencedor do DOK Leipzig 2013) e “Tarântula” (selecionado para mostra competitiva do festival de Veneza em 2015).
Seu roteiro de longa-metragem “Para Minha Amada Morta” ganhou o Global Filmaking Award do Sundance Institut em 2013. Além de realizador, Aly Muritiba é um dos idealizadores e diretores artísticos do OLHAR DE CINEMA, Festival Internacional de Curitiba.
VEJA O TRAILER: http://migre.me/tnvMA
Fotos e materiais: http://bit.ly/MinhaAmadaMorta_
PRÉ-ESTREIA DE “A LUNETA DO TEMPO”
A premiada atriz pernambucana Hermila Guedes (“O Céu de Suely”, “O Fim e os Meios”) estará neste sábado, dia 02 de abril, a partir das 20 horas, no Cine Arte Pajuçara, para a sessão de pré-estreia do filme “A Luneta do Tempo”, dirigido pelo cantor e compositor Alceu Valença, em sua primeira incursão como diretor de cinema.
O filme vem obtendo boas críticas e recebeu dois prêmios no último Festival de Cinema de Gramado: Melhor Trilha Sonora e Direção de Arte.
No enredo Lampião (Irandhir Santos), sempre acompanhado por sua amada Maria Bonita (Hermila Guedes), lidera seu bando pelo sertão de Pernambuco, enfrentando a polícia local. Seu principal antagonista é Antero Tenente, que foi abandonado preso e de cabeça pra baixo pelo bando de Lampião. Esta disputa permanece com o passar dos anos, quando o filho de Antero torna-se adulto e não aceita qualquer provocação à imagem do pai ou a simples menção a algo que lembre Lampião e seus cangaceiros.
CINEMA DAS ALAGOANAS EXIBE DOCUMENTÁRIO GUERREIROS
O Projeto Cinema das Alagoas volta ao Arte Pajuçara nesta sexta, dia 02 de abril, às 19 horas, com a exibição do filme Guerreiros, seguido de debate com a diretora Arilene de Castro.
O evento é fruto da parceria entre o Centro Cultural Arte Pajuçara e a Secretaria de Cultura de Alagoas – SECULT, e visa oferecer ao público, com acesso gratuito, a oportunidade de assistir a mais recente produção audiovisual de nosso estado. Toda primeira sexta-feira do mês será exibido um curta ou média-metragem, com a presença do realizador.
Guerreiros relata as dificuldades e a perseverança de brincantes do folguedo Guerreiro Campeão, que realiza apresentações itinerantes pelo interior de Alagoas.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 31/03 a 06/04
ESTREIA: PARA MINHA AMADA MORTA
Horários: 20h20 (quinta, sexta, domingo, terça e quarta, 31/03, 01, 03, 05 e 06/04)
18h (somente sábado – 02/04)
Classificação: 14 anos
ESTREIA: MEU VERÃO NA PROVENÇA
Horários:
16h30 (quinta, domingo, terça e quarta, 31/03, 03, 05 e 06/04)
15h10 (somente sexta dia 01/04)
14h20 (somente sábado – 02/04)
Classificação: de 16 anos
ESTREIA: FIQUE COMIGO
Horários:
18h30 (quinta, domingo, terça e quarta, 31/03, 03, 05 e 06/04)
17h10 (somente sexta dia 01/04)
16h10 (somente sábado – 02/04)
Classificação: 12 anos
PRÉ-ESTREIA: A LUNETA DO TEMPO
Horário: 20h (somente sábado, 02)
SESSÃO ÚLTIMA CHANCE:
SUÍTE FRANCESA
Horário: 14h30 – somente domingo dia 03/04
Classificação: 14 anos
PROJETO CINEMA DAS ALAGOAS
CURTA-METRAGEM: GUERREIROS, DE ARILENE DE CASTRO
Horário: 19h (somente sexta-feira, 01)
Entrada gratuita.