Com destaque para os escritos das artistas Frida Kahlo e Emily Dickinson. Dia 15 de abril, às 19h30, na Galeria Gamma.
O que diz a paixão quando fala? O que fala o amor quando é dito? A palestra “Paixão & Arte em Cartas de Amor”, que acontece no próximo dia 14 de abril, a partir das 19h30, na Galeria Gamma, ministrada pela arquiteta e artista plástica Ana Karina Luna, apresenta uma coleção de cartas de amor de sublime valor literário de artistas e celebridades históricas. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas na própria Galeria.
Frida Kahlo e Emily Dickinson (a mais célebre poeta Norte-Americana) despejaram o coração em seus escritos como lhes foi possível, loucamente ou puritanamente. Mas a emoção é a mesma e não engana. O mesmo fizeram Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Napoleão Bonaparte, Graciliano Ramos, e outros tantos.
Será que esses conteúdos existem dentro de todo mundo? Será que inerente ao ser humano está o poder de externar, de desafiar as palavras colocando em verbo aquilo que não pode ser dito, mas que por todos em algum momento será sentido? Venha lembrar da paixão e do amor, comum a todos, exclusiva a ninguém, em um bate papo de alto teor psicológico, histórico e artístico.
Ana Karina Luna – é arquiteta e urbanista formada pela UFAL. Trabalhou em Maceió e São Paulo (Gafisa) como arquiteta por 3 anos quando em 1999 mudou-se para os EUA, se radicando em Seattle, onde se especializou em comunicação visual trabalhando por 16 anos como diretora e criadora de arte e ilustradora em várias agências locais e corporações, incluindo Microsoft e Starbucks.
Em 2008, a arte bateu na porta e ela decidiu ir buscar as prensas centenárias da família do marido no Kansas para abrir uma oficina tipográfica, a Miss Cline Press. Karina foi a primeira mulher a operar as prensas da família Cline; o nome da oficina faz homenagem a isso como também às quatro gerações de Mr. Clines que operaram as prensas antes dela. Nas prensas Karina se apaixonou e aprendeu a arte da gravura, entalhando em linóleo gravuras em preto, vermelho e branco.
Na mesma época, aflorou a paixão pela literatura. Além da poesia e da gravura, Karina também escreve contos e pinta em telas. Seu trabalho de artista plástica e escritora é extremamente relacionado a temas psicológicos e emocionais do ser humano, assim como suas reverberações no ambiente social. Leitora ávida, ela se interessa por filosofia, sociologia e misticismo. Ana Karina nasceu e foi criada em Maceió.