Categorias: Polícia

Mortes no Village: Conseg retira das ruas PMs envolvidos na abordagem

ASCOM

CONSEG – Alagoas

Os militares lotados no 5º BPM que integravam a guarnição cuja abordagem resultou na morte de três pessoas, entre eles dois jovens com problemas mentais, foram afastados do policiamento ostensivo por determinação do Conselho Estadual de Segurança. A decisão foi proferida em reunião do Conseg na noite desta quarta, 30.

Os crimes ocorreram na última sexta-feira da Paixão, 25, quando morreram os jovens Josenildo Ferreira Aleixo, de 16 anos, e Josivaldo Ferreira Aleixo, de 18, que teriam resistido a uma abordagem policial. O pedreiro Reinaldo da Silva Ferreira, 46, teria sido atingido por uma bala perdida e também morreu no local.

Leia também
Mortes no Village: depoimentos voltam a colocar em xeque versão da PM
MPE convoca familiares e vizinhos para apurar morte de irmãos no Village

As mortes provocaram a reação imediata de moradores do Village Campestre e familiares das vítimas. Segundo parentes dos irmãos Josenildo e Josivaldo, ambos sofriam de problemas mentais, eram atendidos pela Pestalozzi e jamais se envolveram em ilícitos. Já o pedreiro voltava da casa de uma filha e foi buscar uma bicicleta para trabalhar no dia posterior ao feriado santo.

Enquanto os familiares atestam a idoneidade das vítimas, os militares afirmam que os jovens teriam reagido à abordagem, inclusive ferindo dois militares, e que o pedreiro teria sido atingido por uma bala perdida. A PM ainda relata que uma pistola e uma espingarda de fabricação caseira teriam sido apreendidas com os irmãos.

Após argumentação do presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, Daniel Nunes, o Conselho decidiu pela relocação dos militares durante o processo de investigação, que se dá no âmbito da polícia judiciária. As identidades dos militares não foram divulgadas.

Nenhum procedimento disciplinar foi instaurado no âmbito da Polícia Militar.