Órgãos federais e estaduais de Alagoas realizaram durante a quarta-feira, 30, na BR 101, em São Miguel dos Campos, uma fiscalização intensiva aos veículos que transportam produtos perigosos. O trabalho faz parte do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), composto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Estado, dos órgãos ambientais IBAMA e IMA, e da Defesa Civil – coordenadora das ações.
A função principal da PRF durante a ação é abordar e fiscalizar motorista, veículo e carga, passando um verdadeiro pente fino durante todo o trabalho. Itens como documentos obrigatórios, certificado do Curso de Movimentação Operacional de Produtos Perigosos (MOPP) do motorista, Certificado de Inspeção de Produtos Perigosos (CIPP), ficha de emergência, simbologia adequada para transporte do produto, além dos equipamentos de proteção individual (EPI) e kit de emergência são cobrados na fiscalização.
Durante todo o dia, os policiais abordaram 40 veículos que fazem o transporte de produtos perigosos e extraíram cerca de 20 autos de infração. Nos casos de irregularidades em veículos carregados, tanto o transportador quanto o exportador respondem solidariamente pelo erro, duplicando o número de multas para aquele veículo.
A importância da fiscalização e do trabalho integrado P2R2 é minimizar os riscos de acidente de trânsito envolvendo tais veículos, preservando a vida e protegendo os danos ao meio ambiente. “Caso ocorra um sinistro, a PRF em conjunto com os outros órgãos adotarão as medidas necessárias de forma rápida para diminuir os impactos ao meio ambiente e evitar que um acidente ainda maior ocorra devido à periculosidade da carga”, pontuou o PRF Décio Lucena.