A seleção brasileira não poderá contar Neymar para a disputa da Copa América Centenário. O jogador, no entanto, será liberado pelo Barcelona para participar dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
No final de semana, após o clássico contra o Real Madrid, essa possibilidade já havia sido levantada, já que o presidente do clube catalão, Josep Maria Bartomeu, afirmou ser “praticamente impossível” o Barcelona aceitar que seu jogador participasse das duas competições.
O técnico Dunga e Gilmar Rinaldi, coordenador de seleções da CBF, estiveram na Espanha no último mês para tentar negociar a liberação do jogador para os dois torneios, mas afirmando que, caso só fosse possível participar de um, a opção seria pela Rio 2016, quando o Brasil tentará a inédita medalha de ouro olímpica.
A decisão de agora teria sido tomada em uma reunião entre Neymar e o técnico Luis Enrique. Os dois debateram o tema e chegaram a um acordo verbal, que foi levado pelo treinador para a diretoria do clube
Nesta sexta-feira, o jornal Mundo Deportivo chegou a publicar a informação de que Neymar cogitava a possibilidade de participar da Olimpíada e da fase decisiva da Copa América, ficando de fora da fase de grupo da competição sul-americana, tendo assim todos os dias de suas férias respeitados.
A Copa América Centenário acontecerá nos Estados Unidos de 3 a 26 de junho, enquanto o torneio de futebol dos Jogos do Rio estão marcadores para entre 3 e 20 de agosto.