Categorias: Política

Câmara homenageia Guilherme Palmeira com comenda Divaldo Suruagy

Solenidade acontecerá nesta terça-feira, a partir das 9 h, no auditório da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá

Ascom

Guilherme Palmeira

A Câmara Municipal de Maceió irá entregar nesta terça-feira (19) a Comenda Divaldo Suruagy para o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Guilherme Palmeira, em solenidade marcada para as 9h, no auditório da Associação Comercial de Maceió, no bairro de Jaraguá.

A proposição da homenagem é da vereadora Silvânia Barbosa (PRB), que tanto criou a Comenda Divaldo Suruagy, em junho de 2015, como foi a autora da primeira indicação para entrega da honraria. “Não havia na Casa nenhuma comenda exclusiva para homenagear políticos que deixaram marca reconhecida na história de Alagoas. Criar esta comenda foi uma forma de homenagear o ex-governador Divaldo Suruagy, que nos deixou em março de 2015”, explicou ela.

Três vezes governador do Estado, duas vezes deputado federal, uma vez prefeito de Maceió, deputado estadual e senador, Divaldo Suruagy foi amigo próximo do ministro Guilherme Palmeira, que irá receber a primeira comenda que leva seu nome. “Guilherme Palmeira é uma referência na política alagoana que ficará na história, passará de geração para geração. Ele é mais do que merecedor desta homenagem”, afirmou a vereadora Silvânia Barbosa.

Pai do atual prefeito da capital alagoana, Rui Palmeira (PSDB) e irmão do destacado líder estudantil nos anos da ditadura militar, Vladimir Palmeira, o ministro Guilherme Palmeira foi governador de Alagoas de 1979 até 1982, quando foi eleito senador. Em 1988, assumiu a Prefeitura de Maceió, mas dois anos depois, renunciou ao cargo para tomar posse pela segunda vez no Senado Federal. É ministro do TCU desde 1998, instituição pela qual se aposentou em 2008.