Categorias: Maceió

Seiscentos condutores perderão CNH por excesso de infrações em AL

A partir da próxima segunda-feira (25) cerca de 600 condutores terão a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida por acumular mais de 20 pontos de infração no trânsito ao longo de um ano. O recolhimento foi anunciado pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) nesta segunda (18).

De acordo com a assessoria do órgão, todos os condutores serão notificados e terão como penalidade a necessidade de fazer um curso de reciclagem, com duração de 40 dias, para que possa estar habilitado novamente a dirigir. O curso será realizado em qualquer Centro de Formação de Condutores – como são conhecidas as antigas autoescolas – e terá que ser custeado pelo próprio usuário.

“O condutor que tiver a carteira suspensa terá que emitir a guia de reciclagem através do site www.detran.al.gov.br ou em qualquer posto de atendimento. Após a emissão, ele deverá efetuar o pagamento da taxa do Detran/AL no valor de R$ 113,95, que inclui a captura de imagem + prova teórica e taxa do Centro de Formação de Condutores que varia, pois cada autosescola tem o seu valor”, informa o órgão.

A quantidade de pessoas, cerca de 600 em Alagoas, é tida como “preocupante” pelo presidente do Detran, Antonio Carlos Gouveia. As infrações são as mais diversas, mas todas elas são alarmantes se levarmos em consideração o número sempre crescente de acidentes de trânsito. A pretensão do órgão, é que mais recolhimentos sejam realizados de forma rotineira. A Chefia de Controle de Infrações do Detran/AL está estudando a implementação.

De acordo com o órgão, ainda durante o feriado do Dia de Tiradentes, dia 21, cerca de mil policiais militares devem reforçar as autuações de trânsito em todo o estado. A operação realizada pela Lei Seca espera terminar o ano com quase 50 mil abordagens.