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Rui Palmeira participa do 2º Seminário de Volta às Aulas

Pei Fon/ Secom Maceió

Rui Palmeira participa da abertura do Seminário de Voltas às Aulas.
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A taxa de analfabetismo em Maceió caiu de 15,9% para 11,4% durante os anos 2000 e 2010, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Os índices foram apresentados, na tarde desta terça-feira (19), na 2ª edição do Seminário de Volta às Aulas, realizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Pnud. A solenidade aconteceu no Teatro Gustavo Leite, localizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá.

No evento, que contou com a participação do prefeito Rui Palmeira, também foram debatidas políticas e ações de inserção de jovens, adultos e pessoas com algum tipo de deficiência no sistema de educação. “O primeiro passo para enfrentar o analfabetismo é fazer um diagnóstico do cenário atual. Nós da Prefeitura de Maceió, em parceria com o Pnud, fizemos esse estudo da cidade e percebemos que apesar da queda dos números de analfabetismo do Município, ainda temos muito trabalho a fazer para podermos então erradicar de vez esse problema”, destacou Rui Palmeira.

O prefeito ainda pontuou algumas ações que o Município tem realizado para garantir uma maior inclusão dos alunos com algum tipo de deficiência. “Hoje todas as escolas reformadas pela Prefeitura já estão preparadas para receber os alunos que possuem algum tipo de necessidade especial. Estamos construindo também novas unidades de ensino com rampas para facilitar a acessibilidade e também implantando elevadores para melhorar a locomoção. Também firmamos convênios com algumas entidades que já cuidam de jovens e crianças com algum tipo de deficiência”, informou.

A titular da Semed, Ana Dayse Dórea, comentou a importância da inserção de jovens e adultos na Rede. “Maceió e Alagoas têm os maiores indicadores do índice de analfabetismo do país. Isso só pode mudar se a gente inserir jovens e adultos na escola e não deixar que novas pessoas se tornem analfabetas. Se o jovem não entra na escola ou se ele sai e não consegue se alfabetizar, ele vai contribuir para esse indicador perverso. Estamos cuidando de todas as modalidades de ensino, mas o nosso foco é cuidar da formação dos professores para garantir a permanência desse adulto na escola, porque a evasão é muito grande, eles até entram, mas muitos não permanecem”, disse.

Gilda Maria, professora da Escola Municipal Dom Antônio Brandão, falou da importância da educação inclusiva nas escolas. “Para se ter uma inclusão social, temos que começar primeiro pela escola. É importante saber que as pessoas com deficiência têm capacidade de se desenvolverem. É importante destacar que apesar das limitações existentes essas crianças e jovens cidadãos podem fazer o que qualquer outra pessoa faz, desde que tenham incentivo. Hoje é um grande marco para a educação e espero que o Município continue investindo e apresentando mais propostas nessa área”, destacou.

Maceió está em uma situação bem melhor nos índices de analfabetismo se comparado as outras cidades de Alagoas, é o que relata o coordenador de pesquisa do Centro Internacional de Políticas para o Crescimento Inclusivo (IPC), Rafael Osório. “A taxa de analfabetismo de Maceió é próxima da média nacional, mas ainda é muito alta. Maceió tem uma dificuldade adicional que é a migração das pessoas do interior do Estado, que chegam analfabetas. Apesar do índice ainda ser alto, vemos que na rede municipal de ensino a alfabetização tem sido alcançada, isto é, as crianças e os jovens que permanecem na rede de ensino se alfabetizam. E através da pesquisa vimos também que cada vez mais o número de analfabetismo muda de perfil”, explicou.

Haroldo Machado, assessor sênior do Programa das Nações Unidas para Educação, parabenizou a ação da Prefeitura de Maceió em apoiar a realização do seminário. “A inserção dos jovens e adultos na rede municipal de ensino é fundamental para o crescimento pessoal e profissional de cada cidadão. Eu parabenizo a Prefeitura de Maceió pela escolha do tema do seminário. Estamos aqui nesse evento falando sobre a volta às aulas e a volta às aulas sempre é uma oportunidade de recomeço na vida das pessoas. É essencial que todos saibam que as pessoas podem continuar aprendendo em todas as etapas da vida, independente de suas limitações”, pontuou.

O evento
O Seminário de Volta às Aulas 2016 teve como tema “O Caminho para a Inserção Educacional de Jovens e Adultos e a Consolidação da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino de Maceió”. Na oportunidade, também aconteceu a assinatura do Plano de Trabalho Semed/Pnud 2016, que tem como objetivo reafirmar o termo de cooperação entre o Ministério da Educação (MEC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e a Prefeitura de Maceió.