Categorias: Futebol

Com 9 campeões, Libertadores define duelos das oitavas

Grêmio e Atlético-MG encaram argentinos, enquanto que o São Paulo terá de ir ao México e o Corinthians encara o algoz de seu maior rival.

Lance

Times já estão classificados para as oitavas

Nove campeões da Copa Libertadores estão garantidos nas oitavas de final, na luta para colocar mais uma vez o cobiçado troféu sul-americano em suas galerias. A vitória do River Plate (ARG) sobre o Trujillanos (VEN), por 4 a 3, e o empate entre The Strongest (BOL) e São Paulo (1 a 1) confirmaram argentinos e brasileiros como os últimos dos 16 clubes classificados e também definiram os duelos das oitavas de final da competição.

De um lado da chave, os jogos serão Atlético Nacional (COL) x Huracán (ARG), Rosario Central (ARG) x Grêmio , Atlético-MG x Racing (ARG), Toluca (MEX) x São Paulo . Do outro lado, jogarão Pumas (MEX) x Deportivo Táchira (VEN), River Plate (ARG) x Independiente Del Valle (ECU),Corinthians x Nacional (URU) e Boca Juniors (ARG) x Cerro Porteño (PAR). As oitavas começam na próxima semana, ainda com datas a serem confirmadas pela Conmebol.

Galo e São Paulo podem fazer um duelo brasileiro nas quartas de final, enquanto que o Timão pode pegar o poderoso Boca Juniors, reeditando duelos das edições de 2012 e 2013, quando houve um triunfo para cada lado.

Atlético Nacional (COL), Grêmio, River Plate (ARG), Atlético-MG, Racing (ARG), São Paulo, Corinthians, Nacional (URU) e Boca Juniors (ARG) são os clubes que já conquistaram a competição e seguem na Libertadores. Do total de 15, na edição que reuniu o maior número de vencedores da história, seis clubes foram eliminados na fase de grupos: Palmeiras, Peñarol (URU), Colo-Colo (CHI), San Lorenzo (ARG), LDU (ECU) e Olimpia (PAR). Veja um resumo das campanhas dos 16 classificados:

1ª CHAVE – QUARTAS DE FINAL: 1 X 2 e 3 x 4
1) Atlético Nacional (COL) x Huracán (ARG) – 2º jogo na Colômbia 
Melhor time da fase de grupos, colombianos buscam seu segundo título de Libertadores na história. O Huracán, pior segundo colocado, integrou o mesmo Grupo 4 do Nacional: 2 a 0 para os colombianos na Argentina e empate sem gols na Colômbia. A equipe da Colômbia fez 16 pontos, com cinco vitórias e um empate. Huracán passou com oito, com duas vitórias, dois empates e duas derrotas na chave.

2) Rosario Central (ARG) x Grêmio – 2º jogo na Argentina 
Pior primeiro colocado, os argentinos encaram o melhor segundo. O Rosario fez 11 pontos no Grupo 2, que teve o Palmeiras eliminado. O Verdão venceu os rosarinos em casa (2 a 2) e empatou na Argentina (3 a 3). O Grêmio, que passou pelo Grupo 6 com a mesma pontuação do Rosario, busca o tricampeonato.

3) Atlético-MG x Racing (ARG) – 2º jogo no Brasil 
Quarto melhor time da fase de grupo, o Galo avançou com 13 pontos no Grupo 5, sofrendo apenas uma derrota, fora, para o Independiente Del Valle. Quarto pior segundo colocado, os argentinos só garantiram sua vaga na última rodada, chegando aos 9 pontos no Grupo 3, o mesmo do Boca Juniors. Atlético e Racing buscam o bi.

4) Toluca (MEX) x São Paulo – 2º jogo no México 
Quinto melhor time da fase anterior, os mexicanos venceram o Grupo 6, o mesmo do Grêmio, com 13 pontos. O Toluca bateu os gaúchos por 2 a 0 no México e perderam (1 a 0) em Porto Alegre. Quinto pior segundo, o São Paulo sofreu até a última rodada, na altitude de La Paz, para garantir sua vaga com nove pontos no Grupo 1. A equipe do Morumbi luta pelo tetra da Copa.

2ª CHAVE – QUARTAS DE FINAL: 5 X 6 e 7 x 8
5) Pumas (MEX) x Deportivo Táchira (VEN) – 2º jogo no México 
Segundo melhor time da fase de grupos, o Pumas fez 15 pontos no Grupo 7 e vai encarar o segundo pior segunda, que estava na mesma chave. Os venezuelanos se classificaram com nove pontos.

6) River Plate (ARG) x Independiente Del Valle – 2º jogo na Argentina 
Sétimo melhor time da fase anterior, o River fez 11 pontos no Grupo 1: empatou com o São Paulo em Buenos Aires e perdeu no Morumbi, por 2 a 1. Atual campeão, o time argentino busca o tetra da Copa contra os equatorianos, surpresa na competição. O Del Valle fez 11 pontos no grupo do Atlético-MG, vencendo os brasileiros por 3 a 2, no Equador e vendendo caro uma derrota por 1 a 0 em Minas.

7) Corinthians x Nacional (URU) – 2º jogo no Brasil 
Terceiro melhor time da fase de grupos e melhor brasileiro, o Timão passou sem grandes sustos pelo Grupo 8, chegando a 13 pontos. A equipe busca o bicampeonato da Copa contra o algoz do maior rival Palmeiras nesta edição. Segundo colocado no Grupo 2, com nove pontos, o Nacional venceu o Alviverde duas vezes: 2 a 1 em São Paulo e 1 a 0 em Montevidéu. Os uruguaios buscam o tetra da Libertadores.

8) Boca Juniors (ARG) x Cerro Porteño (PAR) – 2º jogo no Argentina 
Sexto melhor time da fase de grupos, o Boca fez 12 pontos no Grupo 3 na busca pela 7ª taça da Libertadores. Os paraguaios passaram com 10 pontos no mesmo grupo do Corinthians, adversário que impôs a única derrota ao Timão: 3 a 2 no Paraguai.