Pasta do Desenvolvimento Social realiza 927 atendimentos, entre orientações e preenchimentos de novos cadastros do BPC e Cartão do Idoso
As esperanças da cozinheira Maria José dos Santos em oferecer uma vida mais digna à filha de 13 anos foram renovadas na sexta-feira (6), em São Luiz do Quitunde. A filha de Maria José foi apontada pelo cruzamento de dados realizado pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para identificar pessoas com deficiência com perfil para receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC).
Maria José procurou o balcão da Seades na Arena da Cidadania montada no município para a terceira edição do Governo Presente, realizada na região Norte de Alagoas, para solicitar o ingresso da filha no BPC, que garante a transferência de R$ 880,00 para idosos com mais de 65 e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente. Nos dois casos, a renda familiar per capita deve ser inferior a 1/4 do salário mínimo.
“Se o benefício for concedido, a vida da gente vai melhorar bastante, porque eu tenho três filhos e moro com a minha mãe. Dando tudo certo, eu quero alugar uma casinha e morar com os meus filhos”, disse Maria José. Após o cadastro, a sua filha deverá passar por avaliação do INSS, que operacionaliza o BPC a partir de recursos do Fundo Nacional de Assistência Social.
No Governo Presente, as equipes da Seades instaladas nos municípios de São Luiz do Quitunde, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras e Jacuípe fizeram 927 atendimentos, realizando novos cadastros do BPC e do Cartão do Idoso, além de passar orientações sobre os programas sociais executados pelo órgão, em parceria com o profissionais do INSS, dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e dos Centros de Referência Especializada da Assistência Social (Creas).
Na avaliação do secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, as ações no Governo Presente tiveram resultado satisfatório e permitiram apontar pontos que devem ser fortalecidos quanto ao trabalho no interior do Estado.
“Tivemos uma procura muito grande pelo Cartão do Idoso, mas pudemos verificar a necessidade de um trabalho mais intenso no esclarecimento e divulgação com relação ao BPC. Temos os dados da busca ativa em todo o Estado e vamos visitar as pessoas identificadas, de casa em casa, já a partir da semana que vem, para apontar as vantagens do BPC, destacando a segurança oferecida pelo benefício”, explicou Pinaud.
O ponto forte dos serviços prestados pela Seades no Governo Presente foi o Cartão do Idoso. No total, mais 550 pessoas poderão agora viajar de graça entre qualquer município alagoano. Feliz com essa garantia, seu José Carvalho do Nascimento, aposentado de São Luiz do Quitunde, agora pretende visitar os parentes que moram na região.
“Tenho irmãos em Porto Calvo e em Maceió. Tenho meus filhos que moram em Maragogi, e agora vou poder vê-los sempre que quiser. Esse é um direito que eu tenho como idoso, e pretendo exercê-lo”, comemorou.