Imigrante africano identificado como François Bagya tem as pernas e um braço amputados.
Um vídeo postado nas redes sociais por um usuário do metrô francês mostra um morador de rua, que tem ambas as pernas e um braço amputados, sendo humilhado por policiais. Os guardas o deixaram sem as calças em plena estação.
As imagens mostram os policiais já indo embora, depois de terem removido as próteses do homem e deixá-las estendidas no chão.
Enquanto os policiais se afastam, o homem que filma a ação grita:
— Oficial, oficial, nós precisamos de você! Volte por favor. Isso é humilhação, não é normal.
O homem que fez as imagens, Jean Didier Bakekolo, disse, em entrevista à mídia francesa, que “assistiu a uma revista da polícia de brutalidade excepcional.”
— Os policiais fizeram esse homem se despir e o deixaram lutando para colocar de volta as pernas artificiais. Ele foi maltratado, a ponto de ser obrigado a sentar no chão parcialmente despido.
O vídeo teve mais de 100 mil visualizações no Facebook até a manhã de sexta (6).
O Departamento de Polícia de Paris negou que tenha havido excessos das autoridades, e sugeriu que o homem havia sido vítima de “assédio ou violência” antes da chegada dos oficiais.
Um porta-voz disse que, “se ele fizer uma reclamação, (a denúncia) será investigada a fundo.”
Já o canal de notícias France 24 identificou a vítima como François Bagya, um imigrante africano que entrou recentemente com um pedido formal para poder morar na França.
Bagya alega que três policiais se aproximaram dele e o empurraram contra a parede enquanto ele estava na estação.
— Um dos policiais puxou minha perna. Expliquei que era artificial, mas eles insistiram em me revistar. Eu me senti completamente humilhado.