Categorias: Futebol

Só 4 Brasileiros nos pontos corridos foram vencidos por campeões estaduais

Divulgação/Cruzeiro

Cruzeiro pode ser campeão Brasileiro na noite de hoje

Quanto vale ser campeão estadual? É claro que comemorar um título vale bastante. Mas a verdade é que a história mostra que, na prática, isso não é garantia de sucesso no restante do ano. Principalmente quando falamos de Campeonato Brasileiro.

Até hoje, foram 13 edições do Brasileirão disputadas no novo formato dos pontos corridos. E apenas quatro vezes o campeão do torneio havia comemorado também o título do seu respectivo estadual no começo do ano.

E em nenhuma dessas quatro vezes o campeão pertencia a São Paulo, que teoricamente tem o campeonato estadual mais forte do Brasil.

Isso aconteceu duas vezes com Minas Gerais e mais duas vezes no Rio de Janeiro. O Cruzeiro foi campeão mineiro e brasileiro logo em 2003, na primeira edição dos pontos corridos, e repetiu a dose em 2014. O Flamengo levou o Carioca e o nacional em 2009, e o Fluminense fez o mesmo em 2012.

E, mesmo em outros torneios, o aproveitamento do campeão estadual não é assim tão bom. Quatro deles voltaram a levantar o troféu na Copa do Brasil (Santos-2010, Corinthians-2009, Sport-2008 e Cruzeiro-2003) e outros três foram campeões também da Libertadores (Atlético-MG-2013, Santos-2011 e São Paulo-2005).

Neste ano, uma nova leva tenta mudar essa história. Na Série A do Brasileirão serão sete campeões estaduais: América-MG, Atlético-PR, Chapecoense, Internacional, Santa Cruz, Santos e Vitória.