Categorias: Interior

Seades vai percorrer interior para ampliar número de beneficiários

Ascom/Seades

Programa Alagoas Social terá início no próximo dia 20

As equipes da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) iniciam este mês uma série de visitas a municípios do interior de Alagoas para buscar novos beneficiários de programas sociais como o Benefício de Prestação Continuada (BPC), Cartão do Idoso e Bolsa-Família. A primeira cidade a receber o programa intitulado Alagoas Social será Jundiá, na região Norte, no próximo dia 20.

As visitas também servirão para atualização do Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico), porta de entrada dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal, como ressalta o secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud.

“Ao lado dos técnicos e assistentes sociais dos municípios, nossa equipe vai passar orientações sobre os programas e reunir dados para atualização do cadastro das famílias já incluídas no CadÚnico. Esses dados são fundamentais para o direcionamento das políticas de Desenvolvimento Social do Governo de Alagoas e do Governo Federal”, destacou o secretário.

De acordo com Pinaud, um dos focos do Alagoas Social será a ampliação do número de beneficiários do BPC a partir do cruzamento de dados já realizado pela Seades para identificar pessoas em situação de vulnerabilidade social aptas a serem incluídas no programa.

“Queremos esclarecer a população sobre as vantagens do BPC, que garante o repasse de R$ 880,00 para idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência incapacitadas para a vida independente, com renda familiar inferior a ¼ do salário mínimo. Em todo o Estado, foram identificadas mais de 21 mil pessoas que se encaixam no perfil do BPC, o que representa um aumento de R$ 230 milhões nos repasses anuais do programa para Alagoas”, afirmou.

Calendário

O secretário explicou ainda que a agenda de visitas aos municípios está sendo definida, mas que, a partir de Jundiá, as equipes devem seguir para Arapiraca e Penedo. “Estamos em contato com as prefeituras e as secretarias municipais para estabelecermos as datas. Enquanto isso, os técnicos estão sendo orientados a localizar as pessoas identificadas na busca ativa do BPC e aqueles com perfil para inclusão em outros programas”, disse Pinaud.