Categorias: Futebol

CBF veta análise de GPS durante as partidas, mas permite uso nos intervalos

Em uso há cerca de dois anos, a CBF resolveu regular a utilização de GPS durante as partidas de futebol. As informações coletadas dos jogadores durante os jogos não poderão ser repassadas à comissão técnica com a bola rolando. O treinador e o preparador físico só poderão acessar os dados dos atletas ao fim da peleja ou durante o intervalo.

(Foto: Getty Images)

Zlatan Ibrahimovic usa ‘top’ com GPS em amistoso do PSG contra o Real Madrid

A regulação do uso do aparelho foi enviada pela entidade por ofício aos clubes e já vale para o Brasileiro que começa no fim de semana, assim como as partidas da Copa do Brasil. Quem desrespeitar será punido pela equipe de arbitragem. Nenhum equipamento eletrônico é permitido no banco de reservas. Segundo a CBF, a regulação do uso do dispositivo já vinha sendo pensada, mas a decisão de enviar o ofício aos clubes surgiu após pedido formal do time do Bahia para a utilização do equipamento neste Brasileiro.

Muitos clubes já usam a tecnologia que tem o objetivo de verificar o desempenho dos jogadores durante os jogos. Com base nas informações coletadas, é possível saber quem correu mais e por onde o atleta passou durante a partida, os chamados “mapas de calor”, por exemplo. O dispositivo costuma ser colocado nas costas, com o uso de um colete, ou no calção.