A 24ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, prevista para acontecer esta semana, foi transferida para a sexta-feira, dia 20 e o sábado, dia 21 de maio, em decorrência de problemas técnicos. A arena que será montada para o evento no estacionamento de Jaraguá vai contar com espaço exclusivo para cadeirantes no camarote, que terão acesso pela rua Sá e Albuquerque, a partir do beco do prédio da Receita Federal.
A ordem de apresentações dos 22 grupos participantes está mantida. Na noite de sexta-feira, a partir das 19h, os 12 bois da Série B, o Grupo de Acesso, mostrarão seus espetáculos para a comissão julgadora. No sábado, será a vez dos 10 bois que fazem parte da Série A, o Grupo Especial. Como nos anos anteriores, haverá premiação com troféu para os três primeiros colocados em cada categoria. Além da acessibilidade garantida, inclusive com a instalação de rampa, a arena também deve contar com arquibancada, para acomodar, nos dois dias de evento, um público estimado de aproximadamente 20 mil pessoas.
O tradicional festival anual é realizado pela Prefeitura de Maceió e o Governo do Estado, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), em parceria com a Liga dos Grupos de Bumba Meu Boi de Maceió, e conta ainda com apoio cultural do banco Bradesco.
Águia – Vergel
Águia de Ouro – Ponta da Terra
Africano – Cruz das Almas
Bumbá Guerreiro – Jacintinho
Amizade – Conjunto Virgem dos Pobres
Trovão – Conjunto Virgem dos Pobres
Fênix – Conjunto Virgem dos Pobres
Imperador – Jatiúca
Talismã – Conjunto Virgem dos Pobres
Dragãozinho – Ponta da Terra
Treme-Terra – Ponta da Terra
Cascavel – Conjunto Joaquim Leão
Lacrau – Poço
Cobra Negra – Jatiúca
Dragão – Ponta da Terra
Cão de Raça – Jacintinho
Tigre – Ponta da Terra
Bumbá Alagoano – Ponta da Terra
Rei Bumbá – Jacintinho
Vingador – Ponta da Terra
Bumbá Anaconda – Ponta da Terra
Águia Dourada – Reginaldo