Ação faz parte do programa SOS Emergência, do Ministério da Saúde, e vem apresentando melhorias no atendimento da unidade hospitalar
Andar pelos corredores do Hospital Geral do Estado (HGE) nos últimos dias tem dado maior satisfação aos profissionais que trabalham na unidade hospitalar. É que a assistência ao paciente tem sido mais eficaz, isso devido às ações efetivadas na área Azul.
Dados da Ouvidoria do hospital mostram queda no número de reclamações que chegam até o setor, referente à área. Em 2015, de janeiro a abril, 70 pacientes/acompanhantes registraram alguma insatisfação no atendimento. Este ano, foram registradas 60 insatisfações.
A enfermeira, Andréa Teodósio, responsável pela coordenação dos profissionais da enfermagem na Área Azul contou que algumas das mudanças aconteceram praticamente sem grandes investimentos. “Com boa vontade e disposição estamos melhorando o ambiente profissional, objetivando uma assistência humana e de qualidade para os nossos pacientes”, destacou a enfermeira.
Segundo ela, foram organizados os carrinhos de medicação dos postos de enfermagem, as salas dos enfermeiros e das medicações feminina e masculina. O repouso dos profissionais e a sala de procedimentos também passaram por pequenas modificações na estrutura.
“Foi criada uma sala de sutura pediátrica próxima a área pediátrica do hospital, todas as ocorrências da enfermagem e distribuição diária de medicações passaram a ser mais cobradas dos profissionais, assim como a forma de se trabalhar, de acordo com as instruções de trabalho. As escalas foram aparelhadas, com efetivação de enfermeiros na porta de entrada e na Ala A”, explicou Andréa Teodósio.
As ações efetivadas são estudadas e discutidas em encontros de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de várias especialidades da assistência ao paciente. Eles se reúnem, quinzenalmente, para apresentar os problemas da área e discutir as soluções. São os comitês multidisciplinares.
O HGE possui dois comitês, o da área Azul e o da Amarela e Vermelha. Com a intenção de estender para outras áreas, como a Verde o das áreas fechadas (centro cirúrgico, UTI’s, Queimados e etc). Os comitês fazem parte do plano de ações apresentado ao SOS Emergências para melhorar o atendimento e as condições de trabalho na unidade hospitalar. Cada comitê conta com um apoiador da Política Nacional de Humanização (PNH).
Eles buscam a melhoria de fluxo na porta de entrada, criando mecanismos para organizar o fluxo de pacientes no ambiente e agilizar o atendimento aos pacientes.
“A área Azul do HGE é a porta de entrada de pacientes de urgências clínicas de média complexidade. Na reformulação da dinâmica de trabalho da área azul está prevista uma equipe multidisciplinar que é responsável pela melhoria de fluxo do setor, além de alterações físicas que melhorarão o fluxo de pacientes”, citou Marta Verônica Lisboa, assistente social, responsável pelo comitê da Azul.
Segundo ela, esses colegiados possibilitam aos profissionais expor e avaliar os problemas de suas respectivas áreas, propondo alternativas de solução para melhorar a prestação dos serviços de saúde e criar ambientes de trabalho mais acolhedores. As questões que fogem da governabilidade das equipes serão encaminhadas para as coordenações de cada categoria e para o Núcleo de Atenção à Qualidade Hospitalar (NAQH).
O reconhecimento profissional e interesse por conhecer a opinião e sugestões dos profissionais das áreas, tem levado os que fazem o comitê da Amarela e Vermelha a efetivar ações neste sentido, com caixas de sugestões e momentos de motivação entre os profissionais.