Depois do sucesso da primeira edição do Projeto Turismo do Saber, que contemplou os alunos da Escola Silvestre Péricles, no Pontal da Barra, a Secretaria de Promoção do Turismo de Maceió (Semptur) realizou, nessa segunda-feira (16), uma reunião de alinhamento para a próxima ação, que irá acontecer na Escola Municipal Claudinete Batista, no Trapiche, nos dias 24 e 25.
A proposta do Projeto é despertar nas crianças o interesse pela atividade turística na capital, apresentando as oportunidades de desenvolvimento econômico e social que o segmento oferece para a cidade. Para isso, o projeto inclui uma aula especial em que os alunos têm a chance de conhecer os principais atrativos naturais, culturais e gastronômicos, assim como a dinâmica do turismo em Maceió e alguns aspectos do funcionamento da Secretaria de Turismo.
No segundo dia de projeto, as crianças vivenciam momentos de turista na própria cidade, conhecendo os pontos turísticos e a sua história. O circuito inclui passagem pela orla da Ponta Verde, nas estátuas do Graciliano Ramos e Aurélio Buarque, e no totem Eu Amo Maceió.
“Vamos fazer com que esse aluno valorize seu estado, abra a mente e entenda que os atrativos turísticos, além de proporcionar experiências gratuitas de lazer para toda a comunidade, também geram renda. O estudante tem que saber que está inserido e pode contribuir para o desenvolvimento da atividade”, afirmou a turismóloga Patrícia Pita, que atua no Sesc AL, um dos parceiros do Projeto.
A coordenadora da escola, Maria Lúcia Silva, acredita que o projeto traz uma oportunidade interessante para estimular a auto-estima e ambição profissional das crianças e adolescentes. “Desde essa idade é muito importante que eles tenham consciência de todas as suas oportunidades e possibilidades de crescimento,” diz a coordenadora.
O Parque Municipal de Maceió também está incluído na visita técnica.
Para Carla Navarro, coordenadora do Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a iniciativa vai ampliar a visão turística, mesmo das crianças que já tiveram a oportunidade de conhecer o principal potencial turístico da cidade. “O que mais me encanta nesse projeto é realmente disseminar esse gosto e importância de morar numa cidade turística. Esses alunos mudam de visão, não tem como esse aprendizado não mudar o comportamento deles”, afirmou.