Filme recebeu o prêmio de melhor documentário no 17º Festival do Rio, e é produzido pela Zentropa Enterteinments, de Lars Von Trier
Uma travessia pelo labirinto da mente de uma mulher, “Olmo e a Gaivota”, filme que estreia nesta quinta (19) no Arte Pajuçara, conta a história de Olivia, atriz que se prepara para encenar “A Gaivota”, de Tchekov. Quando o espetáculo começa a tomar forma, Olivia e seu companheiro Serge, que se conheceram no Théâtre du Soleil, descobrem que ela está grávida.
Os meses de gravidez se desdobram como um rito de passagem, que forçam a atriz a confrontar seus medos mais obscuros. O desejo de Olivia por liberdade e sucesso profissional bate de frente com os limites impostos pelo seu próprio corpo.
Ela se olha no espelho e vê as duas personagens femininas de A Gaivota – Arkadina, atriz que está envelhecendo, e Nina, atriz que se perde na loucura – como inquietantes reflexos de si mesma. O filme tem uma nova virada quando o que parece ser encenação revela-se como a própria vida. Ou seria o inverso? Esta investigação do processo criativo nos convida a questionar o que é real, o que é imaginado e o que sacrificamos e celebramos em nossas vidas.
Para a co-diretora Pedra Costa (“Elena”), “Olmo e a Gaivota” surgiu do desejo de investigar a fronteira entre a ficção e a realidade. “Uma narrativa ficcional versus uma gravidez real. Um teatro coletivo versus a intimidade de um pequeno apartamento. Uma atriz, um ator; após dez anos atuando, agora questionam se poderão sobreviver em sua própria pele”.
O filme, também dirigido pela dinamarquesa Lea Glob, recebeu o prêmio de melhor documentário no 17º Festival do Rio, e é produzido pela Zentropa Enterteinments (de Lars Von Trier), pela produtora O Som e a Fúria (responsável pelos longas dos portugueses Miguel Gomes e Manoel de Oliveira) e pela Busca Vida Filmes, do Brasil. O ator Tim Robbins é o produtor executivo.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE 19 A 25/05
ESTREIA: OLMO E A GAIVOTA
Horário: 18h45 (exceto segunda)
Classificação: 12 anos
TRUMAN
Horário: 20h20
Classificação: 14 anos
NISE – CORAÇÃO DA LOUCURA
Horário: 15h (exceto segunda)
Classificação: 12 anos
DE AMOR E TREVAS
Horário: 16h55 (exceto segunda)
Classificação: 14 anos
SESSÃO CINE MÃE: O COMEÇO DA VIDA
Horário: 13h – somente sábado dia 21/05
Classificação: Livre