Categorias: Meio Ambiente

Semana do Meio Ambiente incentiva a sustentabilidade e proteção dos recursos

Programação organizada pela Semarh tem início em 1° de junho com palestras, eventos culturais e assinatura de termo técnico junto ao TRT

Assessoria

Semana do Meio Ambiente incentiva a sustentabilidade e proteção dos recursos

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) promove, durante os dias 1º a 8 junho, a Semana do Meio Ambiente 2016. A proposta deste ano tem base nos “Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, defendidos pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). A programação completa pode ser conferida no www.semarh.al.gov.br.

Ao introduzir a ideia do PNUD na temática do evento, alinham-se as condições por um meio ambiente mais próspero à proteção dos recursos naturais, implementam-se parcerias e discutem-se a erradicação da pobreza.

Neste sentido, a Semarh, responsável em coordenar em Alagoas a política estadual de meio ambiente, tem atuado em diversas frentes para levar atividades e amplificar o debate sobre a sustentabilidade para os municípios.
De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Alexandre Ayres, o governo traz para a realidade o momento de reflexão sobre prioridades da política sustentável.

“Estão programadas uma série de ações que, com certeza, irão elevar o debate sobre o meio ambiente em Alagoas. Temos uma série de atividades na capital e precisamente estaremos constituindo uma discussão muito importante no interior”, informa o secretário de Meio Ambiente.

Programação

O cronograma de ações ambientais construído pela Semarh tem início na quarta-feira (1º), a partir das 8h30, com a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente que acontece no auditório da Escola Superior de Magistratura de Alagoas (Esmal), no bairro do Farol.

O secretário Alexandre Ayres participa do seminário de abertura sobre o Lançamento de Escolas Sustentáveis. Às 11h, haverá a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos junto ao Tribunal Regional do Trabalho, na Casa Verde. O objetivo é ampliar o trabalho de educação ambiental no âmbito dos demais poderes, a exemplo do Judiciário e Legislativo.

A programação tem sequência durante o dia com ciclo e palestras em faculdades, universidades e nos municípios do interior do estado. As palestras serão proferidas por técnicos da Semarh com temas voltados à educação ambiental, gestão responsável de resíduos sólidos, sustentabilidade, recursos naturais e manguezais.

A promoção à cultura também está contida na Semana do Meio Ambiente. No dia 3 de junho, o bairro Pontal da Barra será palco da noite cultural “Ecos da Terra”, com exposições do artesanato local, tendas culinárias, folguedos locais e entrega de prêmios.

Em 5 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá uma grande ação coordenada pela Semarh na Avenida Silvio Carlos Vianna (Rua Fechada, Ponta Verde), das 9h às 14h. A programação disponibilizada no dia será com corredor ecológico, apresentações artísticas e culturais e mutirão para limpeza da orla marítima.