Categorias: Futebol

Clube pressiona, cria várias chances e vence o Botafogo fora de casa

Mesmo atuando fora de casa, o Maior de Minas não se intimidou, controlou boa parte do jogo contra o Botafogo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília-DF, e conseguiu sua primeira vitória no Campeonato Brasileiro. Com um golaço de Élber, aos 26 minutos do primeiro tempo, o Cruzeiro deixou o campo com o placar favorável de 1 a 0. A partida foi válida pela 5ª rodada do certame.

Com esse triunfo, a equipe celeste chegou à marca dos cinco pontos e subiu na tabela de classificação do Brasileirão. Agora, os comandados de Paulo Bento ocupam a 13ª colocação, somando um êxito, dois empates e duas derrotas.

Após o resultado positivo, a Raposa retorna para Belo Horizonte na quinta-feira e retoma os treinamentos na manhã de sexta-feira, às 10h30, na Toca II. O próximo adversário da esquadra cinco estrelas na competição nacional será o São Paulo, domingo, às 18h30, no Mineirão.

O jogo
O Maior de Minas começou o duelo se lançando ao ataque e pressionando a saída de bola dos mandantes da noite. O primeiro arremate a gol da Raposa aconteceu aos oito minutos, quando o estreante Bryan dominou no peito e arriscou, sem deixar a bola cair. No entanto, o chute subiu muito e não levou perigo aos cariocas.

Atuando pela primeira vez entre os titulares, Robinho foi o autor do segundo lance agudo do Clube Azul. Aos 11 minutos, o meio-campista cobrou escanteio curto com Élber, recebeu de volta e cruzou para a área. A bola foi na direção da meta botafoguense, obrigando Helton Leite a recuar e espalmar para linha de fundo.

Enquanto o tetracampeão brasileiro finalizava várias vezes e se mantinha no campo ofensivo, a esquadra comandada por Ricardo Gomes mal se aproximava das traves defendidas por Fábio. Aos 26 minutos, Élber recebeu excelente lançamento de Robinho, driblou dois marcadores e chutou forte, de canhota, sem chances para o goleiro botafoguense. Cruzeiro 1 x 0.

Só dava Raposa. Aos 31 minutos, Arrascaeta fez boa jogada individual e tocou para Riascos. No meio do caminho, a bola desviou e acabou subindo. O atacante se posicionou bem e testou firme, obrigando Helton Leite a trabalhar outra vez para evitar o segundo gol cruzeirense.

Com amplo domínio, a agremiação celeste sufocava o rival em seu campo de defesa. Aos 35 minutos, Élber repetiu a jogada do tento e, desta vez, acertou a trave esquerda do adversário. Na sequência, Robinho, o maestro da equipe azul, deu outra assistência espetacular para Élber, que chutou e viu a bola sair sobre o gol de Helton Leite, após desvio de Emerson Silva.

2º tempo

A segunda etapa começou da mesma forma que a primeira, com o Time do Povo comandando as ações ofensivas. Logo aos dois minutos, Riascos abriu a jogada para Lucas, na ponta direita, e correu para o meio da área para cabecear. O lateral foi à linha de fundo e cruzou para o colombiano, que se esticou todo, mas não conseguiu alcançar a bola.

Dois minutos mais tarde, o atacante cinco estrelas apareceu novamente. Dessa vez, Lucas Romero encontrou um espaço na defensiva adversária e passou para o camisa 18, que dominou e finalizou rasteiro, no canto esquerdo. O arremate saiu rente à trave dos cariocas e por pouco o Cruzeiro não ampliou a vantagem no placar.

Depois desse lance, o Botafogo mudou sua postura e, aos poucos, foi marcando mais presença no campo de ataque. Apesar disso, os atletas treinados por Ricardo Gomes não tiveram nenhuma grande chance de igualar marcador, até mesmo porque a zaga cruzeirense sempre interceptava as jogadas antes do passe final.

Aos 26 minutos, Neilton passou por Lucas e sofreu falta do lateral, na ponta esquerda. Na cobrança, Anderson Aquino mandou em direção ao gol de Fábio e acertou o travessão. Esse foi, até então, o lance mais perigoso da equipe do Rio de Janeiro no duelo.

O Maior de Minas voltou a assustar na marca dos 30 minutos, quando Lucas acionou Arrascaeta, que não conseguiu converter a oportunidade em gol. A resposta dos mandantes veio três minutos depois, com Sassá, que concluiu forte, de cabeça, no travessão da Raposa. Logo depois, eles atacaram mais uma vez, agora em cobrança rasteira de falta, interceptada por Bruno Viana, na segunda trave, em corte providencial, antes da chegada de Sassá.

BOTAFOGO 0 X 1 CRUZEIRO
Motivo:
 5ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 01/06/2016 (quarta-feira)
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Público: 7.075 pagantes
Renda: R$ 467.030,00
Gol: Élber, aos 26 minutos do primeiro tempo.
Botafogo: Helton Leite; Diego, Emerson, Emerson Silva e Victor Luis; Dierson, Bruno Silva, Fernandes (Neilton) e Anderson Aquino; Salgueiro (Leandrinho) e Ribamar (Sassá).
Técnico: Ricardo Gomes
Cruzeiro: Fábio; Lucas, Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Bryan; Lucas Romero, Henrique, Robinho (Marciel), Arrascaeta e Élber (Willian); Riascos (Alisson).
Técnico: Ricardo Peres (Paulo Bento – suspenso)
Cartões amarelos: Anderson Aquino (Botafogo); Bruno Rodrigo, Bruno Viana e Marciel (Cruzeiro)

Fotos: Ueslei Marcelino/Light Press