Com algumas das praias mais bonitas do Brasil, a Prefeitura de Maceió tem incentivado a prática de esportes ao ar livre ao investir na instalação de Mobiliários Urbanos Esportivos (MUEs). Por enquanto, quatro pontos localizados ao longo da orla da capital ajudam os esportistas na hora de alongar e exercitar os músculos. Seis novos equipamentos devem ser instalados pela cidade.
Mobiliários Urbanos Esportivos na orla da capital. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
De acordo com a diretora técnica da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Aline Galvão, o órgão tem uma parceria com o Banco Itaú, o que facilita que ações como os MUEs sejam executadas na cidade. “Devido a essa parceria, até sábado outros seis equipamentos chegarão à cidade. Possivelmente, até o final deste mês eles serão instalados em alguns pontos de Maceió. O que a Prefeitura quer é incentivar o momento esportivo, o lazer e o acesso para a população, já que onde eles estão instalados, qualquer pessoa pode praticar o esporte”, ressaltou.
Os espaços que vão receber as estações de ginástica estão em análise para definição de locais adequados para o melhor aproveitamento desses equipamentos. Até agora, já foram contemplados os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Cruz das Almas (um na Praça Ganga Zumba e o outro no último trecho pavimentado da Avenida Pontes de Miranda).
Aline Galvão, diretora técnica da Semel. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
Marcos Pereira, que trabalha no setor de vendas, é um dos assíduos frequentadores do MUE da Pajuçara. “É muito bom para quem vem treinar aqui. Para a questão de saúde é bem benéfico, principalmente num lugar como essa orla. Sem dúvida, Maceió é um dos encantos do Brasil”, disse.
Diogo Lyno dos Santos também aproveita o equipamento. O estudante, que mora no Poço, reserva, diariamente, tempo para alongar e exercitar seu corpo no MUE. “Acho muito legal esse espaço para poder manter a boa forma e a saúde. Venho aqui direto. Corro e malho na praia”, disse.
Diogo e Matheus usam os Mobiliários Urbanos Esportivos. Foto: Maciel Rufino/ Secom Maceió
O adolescente Matheus de Farias seguia o guia de exercícios afixado ao lado do mobiliário. Com dicas importantes para a utilização correta do equipamento, as ilustrações ajudam a prevenir lesões. “O MUE nos ajuda a ficar mais saudáveis ao deixar o sedentarismo de lado. Sem contar com essa vista, que nos ajuda a malhar melhor”, disse o estudante.
Cada MUE possui placas com orientações visuais de modelos de alongamentos e outros movimentos que podem ser realizados – a exemplo de flexão, alongamentos e fortalecimento muscular de bíceps, tríceps, trapézio, peitoral e abdômen.
Sobre o MUE
Com uma estrutura em aço inoxidável, resistente à ação do tempo e à maresia, a estrutura do MUE é composta por aço galvanizado, tubos retangulares e os devidos suportes para os exercícios, podendo ser compartilhada entre os usuários. Um piso feito de madeira amplia o espaço, atingindo quase 14 metros quadrados, aumentando a área total da estação. O Mobiliário Urbano Esportivo (MUE) foi desenvolvido por uma empresa do Rio de Janeiro, tornando-se popular na capital fluminense.