Categorias: Agenda

Cena Livre oferece oficina de teatro ‘atuar se aprende atuando’

O Grupo Cena Livre realiza mais uma edição da sua Oficina de Teatro “Atuar se Aprende Atuando”. Os encontros serão no MISA -Museu da Imagem e do Som de Alagoas-, em Jaraguá, com início previsto para dia 11 de Junho, se prolongando até 13 de Agosto, sempre aos sábados no horário de 9h às 12h.

O Cena Livre tem se firmado no cenário artístico com um vasto repertório desde 1979.

Destaques do Grupo:

A montagem de “Feitiço de Vila”, de Zeca Capellini e Claudia Dalla Verde, em 1988, ganhou a Mostra Alagoana de Teatro, com cinco prêmios, incluindo o de Melhor Espetáculo para Crianças.  Já em 1996 foi a vez da peça “Ararinha, o Anjo Azul”, de Mauro Braga, que além de Melhor Direção ganhou também o de Melhor Espetáculo. Esta montagem se apresentou 174 vezes, o recorde de público em Alagoas, tendo percorrido cidades como Natal e Mossoró (RN), Garanhuns e Arco Verde (PE), Paulo Afonso (BA), além de várias cidades de Alagoas.

Em 1990, com texto de Luiz Sávio de Almeida, o Cena Livre , através do Prêmio Fiat do Brasil levou à cena um de seus espetáculos mais representativos: “Igreja Verde”, com Chico de Assis conquistando o Prêmio de Melhor Ator e Edu Passos o de Melhor Coreografia, em Festival Nacional, em São Paulo.  Na dramaturgia destaca-se , ainda,os textos de Ana Sofia de Oliveira: “O Mistério da Fonte Milagrosa”, “O Último Mutum-de-Alagoas” (Prêmio Alagoas em Cena) e “O Meu Saci Pererê”, todos montados e com grande sucesso de público, no  projeto  ‘A Escola Vai ao Teatro’.     Em 1999 o Grupo convidou o diretor e dramaturgo paulista Roberto Gill Camargo (SP) para a montagem de “Hello Boy”. Com esta peça, protagonizada por Ana Sofia e Mauro Braga, o Cena Livre inaugurou o projeto ‘Teatro é o Maior Barato’ e participou de importantes eventos, como o ‘Janeiro de Grandes Espetáculos’, em Recife. As últimas montagens foram: Mirandolina com direção de Antônio Guedes (RJ) e  “O Diário de Anne Frank”, que já completou 30 apresentações.

A Oficina:

A Oficina se dará em dois momentos subsequentes: a primeira etapa inicia dia 11 de junho, indo até 9 de julho. Serão vivenciados exercícios de sensibilização com música, expressão corporal e técnicas de improvisação. Na segunda etapa serão trabalhados  pequenos textos, onde os alunos tomarão conhecimento de ritmo e marcações de cena, construção de personagens , dando ênfase ao trabalho coletivo no teatro, num processo co-evolutivo.

Mauro Braga, com mais de quatro décadas dedicadas ao teatro e Ana Sofia, já com 27 anos de tablado, são os facilitadores da Oficina.

 

Projetos:

“Zelodaro Come Pano”, de Luiz Sávio de Almeida e “O Inimigo do Povo”, clássico do teatro moderno, de Henrik Ibsen, serão as próximas investidas do Cena Livre, sob a criativa direção de Ana Sofia.

SERVIÇO:

O quê: Oficina de Teatro

Onde: MISA (Jaraguá-Pça Dois Leões)

Quando: 11 de junho à 13 de Agosto

Info :  3033-1600    e    99912-6290 (zap)