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Gestores municipais recebem orientações para cofinanciamento de Cras e Creas

Expectativa é de que repassem tenham início até o final do mês de junho, a partir da liberação de recursos do Fecoep

Assessoria

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Mais de 50 gestores municipais estiveram reunidos, nesta terça feira (7), na sede da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) para ouvir esclarecimentos e orientações a respeito do processo de cofinanciamento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), por parte do Governo Federal e Governo do Estado.

Participaram da reunião os gestores que já recebem o cofinanciamento para a implantação das ações nos Cras e também os gestores e técnicos que vão receber, a partir deste ano, o repasse de recursos para a implantação dos serviços especializados.

Atualmente, os municípios aguardam a liberação de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) da ordem de R$ 1,2 milhão para o cofinanciamento de 40 novos Creas e de R$ 1,8 milhão para manutenção e custeio de 50 Cras em todo o Estado.

A superintendente de Assistência Social da Seades, Aline Rodrigues, falou sobre o avanço que beneficiará o atendimento aos usuários. “Ao todo, de 102 municípios alagoanos, 53 já dispõem dos serviços do Creas e outros 40 ainda serão contemplados com a nova liberação de recursos, o que corresponde a uma capilaridade quase que total de Creas no Estado de Alagoas. Para isso, o Governo do Estado vai entrar com parcelas mensais no valor de R$ 2,5 mil e o governo federal irá colaborar com o valor mensal de R$ 5 mil, totalizando um valor de R$ 7,5 mil mensais para cada município. A intenção é que até o final de junho já seja iniciado o repasse”, explicou Aline Rodrigues.

Já a secretária de Assistência Social do município de Campestre, Rosângela Lopes, ressaltou a importância do encontro desta terça-feira, buscando o nivelamento de dados sobre o cofinanciamento dos Centros de Referência.

“É importante, pois além de estreitar os laços entre o município e o Estado, nossas dúvidas são esclarecidas, já que, falando diretamente com os responsáveis, a gente erra menos. Já começamos o nosso trabalho, mesmo sem ter recebido o recurso. É importante identificar as pessoas que precisam de serviço, mas estamos na expectativa de receber para continuar essas ações que foram iniciadas”, disse.

O secretário do Desenvolvimento Social, Antônio Pinaud, destacou a importância da participação de todos os gestores municipais nas reuniões que acontecem na Seades. “Todos os 102 municípios serão contemplados com ações nossas, mas precisamos manter contato com todos, para que acompanhem o andamento das atividades. Reuniões como essa serão mais frequentes, buscando reforçar essa parceria e fortalecer a rede de atendimento em Assistência Social”, afirmou Pinaud.