Segundo a Alerta Rio, recorde anterior era de 13,7°C. Ressaca pode levar ondas de até 3.5 metros ao litoral.
A madrugada desta sexta-feira (10) registrou a temperatura mínima de 11,3°C, no Alto da Boa Vista, no dia mais frio do ano no Rio.
De acordo com a rede Alerta Rio, a última madrugada mais fria foi registrada na cidade em dia 2 de maio: 13,7°C, com medição realizada também no Alto.
A previsão para essa sexta-feira é de céu parcialmente nublado a nublado, sem ocorrência de chuva. Os ventos serão de intensidade fraca a moderada. As temperaturas continuarão amenas, devido a massa de ar frio que atua na região Sudeste, com máxima de 23°C.
O frio deve prevalecer no Rio de Janeiro nos próximos dias . No sábado (11), a temperatura máxima prevista é de 24°C, e a mínina de 13°C; no domingo (12) a mínima pode chegar a 12°C, ainda segundo o Alerta Rio.
Na Região Serrana do Rio de Janeiro, os termômetros chegavam abaixo de 10°C. Em Petrópolis, a temperatura era de 9°C na manhã desta sexta. Em Ipaipava, a temperatura era de 6°C, por volta das 9h50, segundo o Climatempo.
Ressaca
A frente fria também trouxe ressaca. De acordo com o Centro de Hidrografia da Marinha, até domingo (12) as ondas podem chegar a 3.5 metros.
Entre as recomendações, estão: evitar o banho de mar em áreas de ressaca; evitar esportes no mar; não permanecer em mirantes em locais próximos ao mar; seguir orientações dos bombeiros; evitar navegar; evitar trafegar de bicicleta caso as ondas estejam atingindo a ciclovia; não entrar no mar para resgatar vítimas de acidente (neste caso, a orientação é acionar imediatamente as equipes do Corpo de Bombeiros pelo telefone 193).