A Usina Paisa, do Grupo Toledo, foi multada em mais de R$ 67 mil por poluir o meio ambiente. No total, a empresa recebeu três autuações durante trabalho de fiscalização do Instituto Meio Ambiente (IMA), ação desenvolvida durante toda a semana com o objetivo de combater atividades poluidoras.
De acordo com o instituto, na usina foram encontradas diversas irregularidades como lançamento irregular de substâncias oleosas e destinação incorreta de resíduos sólidos. O posto de combustível da empresa também foi interditado durante a ação, pois estava funcionando sem licença ambiental.
“Além de estarem com a licença vencida, os responsáveis não apresentaram nenhuma solicitação derenovação”, disse Genival Pulcino, técnico do IMA que participou da fiscalização na usina.
A ação, que também tem o objetivo de combater a supressão da vegetação da caatinga, também foi realizada em outros municípios. Em Arapiraca, no Agreste alagoano, um caminhão carregado com carvão vegetal, após denúncia recebida através do aplicativo IMA Denuncie. O caminhão de carga foi flagrado fazendo a distribuição do produto.
O IMA aplicou multa de R$ 7.500 correspondente ao valor do volume de material que estava sendo transportado sem Documento de Origem Florestal (DOF). O motorista do veículo relatou aos técnicos que a carga seria distribuída em Coruripe.
O gerente de fiscalização do IMA, Ermi Ferrari, informou que a ação parte do programa de monitoramento anual do órgão, que tem como objetivo controlar as atividades com maior potencial poluidor do Estado. Os responsáveis têm o prazo de 20 dias para apresentar a defesa da autuação.