Sincelo marcou o amanhecer em cidades como São Joaquim.
A madrugada deste sábado (11) foi de sincelo, na serra de Santa Catarina. O fenômeno que congela o orvalho lotou a serra catarinense de turistas. Segundo a Epagri/Ciram, em Urupema, os termômetros marcaram -7,2 °C às 8h, com uma sensação térmica de -30ºC. Houve temperaturas negativas também em outras cidades do Sul e do Sudeste do país.
Veja a previsão do tempo completa para o Brasil
Segundo a RBS TV, por volta das 7h deste sábado, a fila de veículos em direção ao Morro das Torres era grande, com moradores e visitantes da região que buscavam fazer imagens do amanhecer gelado em Santa Catarina.
“Não tivemos neve, porque faltou umidade. No início da noite de sexta-feira (10) houve garoa rápida e o céu ficou estrelado. Vamos monitorar, se tiver que ocorrer neve deve ser nas primeiras horas da manhã, mas acredito que não nevará”, explicou a meteorologista da Epagri Gilsânia Cruz.
As temperaturas baixas também foram registradas em cidades serranas como São Joaquim, com -4,94°C, e Urubici, com -4,9. Na Grande Florianópolis, em cidades como Rancho Queimado, os termômetros marcaram -0,7°C; no bairro Jurerê, na capital, a temperatura era de 2°C às 8h, e no Oeste, era de 0,39°C em Chapecó.
“As madrugadas de domingo (12) e segunda (13) devem ser parecidas com a de sábado, pode haver queda de 1 ou 2°C graus no litoral e na serra, pois uma massa de ar deve estar com o centro em Santa Catarina. Na segunda-feira, essa massa deve deslocar o centro para o litoral. Em alguns pontos desta região as temperaturas devem chegar a 0°C”, explicou a meteorologista.
Conforme a Epagri, a partir de terça-feira (14), o frio começará a se amenizar, pois a massa de ar que trouxe as temperaturas baixas ao estado deve se deslocar para o oceano. “Podemos dizer, que as características de inverno rigoroso que temos visto nos últimos dias devem dar uma pausa e teremos dias com características de outono”, disse Gilsânia Cruz.
Frio em outras regiões do país
O final de semana começou com temperaturas mínimas negativas em parte do Rio Grande do Sul. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o frio mais intenso foi registrado em Serafina Corrêa, no Norte do estado, onde a mínima foi de -4,9°C.
O Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, região central do Paraná, registrou a menor temperatura do estado neste sábado: fez -5,1 ºC no local, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
O Sul de Minas registou pelo 2º dia consecutivo a temperaturas mais baixa de Minas Gerais segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), os termômetros marcaram a menor temperatura da madrugada: -1,3°C.
Com temperatura de –0,3ºC, Campos Jordão, em São Paulo, registrou neste sábado a madrugada mais fria para o mês de junho nos últimos seis anos, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe).
A capital paulista também amanheceu gelada. A rede de estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) registrou frio de 1°C no bairro Capela do Socorro, na Zona Sul de São Paulo, por volta das 6h30 deste sábado (11).