Categorias: Política

Comissão de Ética da Câmara se reúne e marca depoimento da vereadora Fátima Santiago

Encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira e marcou para o dia 20 deste mês, o depoimento da vereadora Fátima Santiago

Assessoria

Comissão de Ética Parlamentar realiza reunião e define ações

A Comissão de Ética Parlamentar da Câmara de Maceió se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) para definir o cronograma de ações, visando dar andamento ao processo investigatório a partir da representação aberta pela vereadora Fátima Santiago (PP) contra o vereador Silvanio Barbosa (PMDB) por quebra de decoro parlamentar. Participaram do encontro, o presidente da Comissão, Wilson Jr(PDT), e os vereadores Eduardo Canuto (PSDB) e José Márcio (PSDB).

Além da definição do dia do depoimento de Fátima Santiago, os integrantes da comissão vão também analisar o material apresentado pela denunciante como prova da quebra de decoro. “Recebemos todos os áudios da sessão ordinária, além da gravação em vídeo pela Tv câmara, na qual o vereador Silvanio​ ​teria ofendido e ameaçado a parlamentar. Vamos analisar tudo com muita calma e cautela”, disse Wilson Jr. Ele informou ainda que o depoimento de Santiago ficou marcado para o próximo dia 20, às15h, na sede do Poder Legislativo municipal, à praça Marechal Deodoro, no centro de Maceió.

Na reunião também ficou definido que o vereador Zé Márcio será o relator do processo.

A representação foi motivada porque na sessão ordinária do dia 09 de março deste ano, ao fazer um discurso da Tribuna da Casa, o vereador Silvanio Barbosa teria desqualificado a colega parlamentar, mesmo sem citar diretamente o nome dela. “Me senti ameaçada e decidi abrir a representação”, disse Fátima. Silvanio nega a ofensa.

O presidente da Comissão lembrou ainda que durante o processo, o vereador Silvanio Barbosa terá amplo direito de defesa, apresentando sua versão dos fatos e os documentos que forem necessários. “Só após toda essa fase, o relator vai apresentar seu relatório, que será votado pela comissão”, disse Wilson.​