Categorias: Agenda

Alagoas perde Cicinho, Mestre do Guerreiro Campeão do Trenado

 

Keyler Simões

Mestre Cicinho morre em Alagoas

Faleceu na noite desta segunda (13), José Cícero Abdias Bonfim, o Cicinho, Mestre do Guerreiro Campeão do Trenado, da Chã da Jaqueira, aos 46 anos, vítima de um AVC sofrido há uma semana que o deixou internado no HGE desde então.
José Cícero Abdias Bonfim, o Cicinho, era artesão da cultura popular, produzia chapéus de guerreiro que aprendeu a fazer com o irmão, Erivaldo Abdias Bonfim, aos dez anos de idade.
Nasceu no dia 03 de julho de 1969, Marimbondo/AL, filho de do também falecido Mestre, Nivaldo Abdias Bonfim (2013) e de Creusa Ana Bonfim.
Começou a dançar aos 10 anos de idade, no guerreiro do mestre Adelmo, em Atalaia/AL.
Vindo para Maceió dançou vários anos no guerreiro “Barreira Pesada” de sua irmã Iraci Bonfim até fazer parte definitivamente do guerreiro “Campeão do Trenado”, no bairro da Chã da Jaqueira, formado pelo seu pai, mestre Nivaldo Abdias.
Em 2015, foi eleito como vice-presidente da Associação de Folguedos Populares de Alagoas (ASFOPAL).
O velório já está acontecendo no Cemitério Parque da Paz, no Benedito Bentes, onde ele será sepultado às 16h. Perdemos, além de um dos últimos mestres de Guerreiro de Alagoas, um grande amigo e parceiro na luta pela cultura popular.