As forças policiais de Alagoas tiraram de circulação, nesta terça-feira, 21, pelo menos onze envolvido com o tráfico de drogas e assaltos na cidade de Rio Largo e adjacências. Os acusados foram presos em flagrante e em cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão durante uma operação orquestrada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL).
Nesta tarde, a Cúpula da Segurança Pública concedeu coletiva de imprensa para repassar o resultado da operação policial. Aos jornalistas, o delegado do Distrito Policial de Rio Largo, Manoel Acácio e o Secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior informaram que os acusados, que atuavam em Rio Largo, Cruzeiro do Sul, Tabuleiro do Pinto e Rio Novo, já estavam sendo monitorados pelo serviço de inteligência das Polícias Civil e Militar há pelo menos três meses.
Contando com o apoio de cerca de 100 policiais militares e civis, a operação – em cumprimento a 17 mandados de prisão e 15, de busca e apreensão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital. – resultou na prisão de 10 pessoas e apreensão de um adolescente de 17 anos.
Os acusados foram identificados como Anderson Ribeiro Granja, Malaba, 32, Jhonas Everton da Conceição Leite, 24, Nataniel Damião dos Santos, 23, Alan Valisson Guedes da Silva, 26, Ademilson Peixoto Alves, Dema, 36, Cristaldo Ferreira dos Santos, 21, Flavio Eduardo Lopes da Silva, 35, Jailson Cabral dos Santos, Jiló, 18, Nailton Cabral dos Santos, 22, Marciéz Lima dos Santos, 30.
Na residência dos irmãos Jailson Cabral e Nailton Cabral, os policiais apreenderam 800 gramas de maconha. Já com Marciéz Lima, foram apreendidas 43 pedras de crack, sementes de maconha, uma bala clava e uma quantia em dinheiro, não especificada.
De acordo com o delegado Manoel Acácio, a polícia ainda não sabe precisar se os acusados fazem parte de uma mesma quadrilha ou grupos distintos. Mas, devido aos fortes indícios do envolvimento dos acusados com o tráfico de drogas e assaltos na região, a justiça decretou a prisão temporária dos acusados.
Participaram da coletiva, coronel Marcos Sampaio, do Comando-Geral da PM, delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira, delegado de Rio Largo Manoel Acácio e o tenente-coronel Monteiro, do 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM).