Semptur leva alunos para mergulho na Piscina do Amor

Turismo do Saber vai levar crianças para mergulhar na Ponta Verde crédito: Alvaro Borba

Turismo do Saber vai levar crianças para mergulhar na Ponta Verde. Crédito: Alvaro Borba

 

Nesta quinta-feira (23), às 9h30, o Projeto do Turismo do Saber, idealizado pela Secretaria de Promoção do Turismo (Semptur), vai levar estudantes sorteados de escolas públicas de Maceió para uma experiência turística inédita: um mergulho autônomo (com cilindro) na Piscina do Amor.

Oferecida por uma operadora especializada, a atividade revela as belezas e a diversidade da vida submersa nos recifes de corais que emolduram a capital.  A vivência faz parte de um dia de campo do projeto, que tem como proposta sensibilizar crianças das escolas municipais sobre o potencial turístico do destino e as oportunidades profissionais que a atividade oferece.

O secretário de turismo do município, Jair Galvão, conta que o projeto nasceu do desejo de motivar os estudantes de Maceió a conhecerem e cuidarem das belezas naturais e atrativos culturais da cidade. “A nossa ideia é trabalhar a auto-estima dos estudantes para que eles aprendam a valorizar a sua cidade natal. Além disso, é importante que eles conheçam as perspectivas que o turismo traz, seja no desenvolvimento econômico, na proteção das paisagens naturais e na geração de emprego em diferentes áreas como hotelaria, gastronomia e administração. Nós acreditamos que, em breve, essas crianças podem ser protagonistas da atividade turística da capital. Por isso, desde já, temos que revelar a elas tudo que a cidade tem de mais especial, seja a nossa biodiversidade, a nossa história, nossos refúgios naturais, nossas expressões culturais,  para que elas se apropriem”, afirmou.

Atividades do projeto vão incluir batismo na Piscina do Amor, em Maceió Foto Itawi Albuqurque

Atividades do projeto vão incluir batismo na Piscina do Amor, em Maceió
Foto Itawi Albuqurque

Segundo a instrutora de mergulho da operadora Let’s Dive, Fernanda Paiva, o mergulho na Piscina do Amor é uma experiência única, que certamente vai encantar as crianças, revelando diferentes espécies de corais, peixes, esponjas e algas em uma atividade turística muito interessante. “O mergulho com cilindro leva as pessoas para um mundo cheio de novas cores, formas, texturas e criaturas em uma viagem silenciosa e intensa. Em Maceió, a água é morna, transparente, repleta de vida e dotada de pontos de mergulho pertinho da costa. Temos uma vocação incrível que já é reconhecida nacionalmente, mas precisa ser melhor conhecida pelos próprios maceioenses. Nada melhor do que começar pelas crianças”, disse.

A cada edição o Projeto beneficia uma escola diferente. Nesta semana, é a vez da Escola Claudinete Batista, do Trapiche da Barra.  Após um dia de sensibilização teórica, que acontece hoje,  as crianças do quinto ano da unidade de ensino participarão de um city tour para entender, na prática, como funcionam as operações turísticas da cidade. O roteiro inclui alguns pontos estratégicos da capital, como a orla da Ponta Verde, as esculturas da praia, o totem “Eu Amo Maceió” e o Parque Municipal.

Depois das atividades, os alunos são convidados a participar de um concurso cultural com o tema “Eu Amo Maceió”, concorrendo a prêmios que serão distribuídos no encerramento do projeto, em dezembro.

A coordenadora do projeto, Ana Corado, explica que a ideia é que, durante os dois dias, os estudantes tenham contato não somente com os atrativos da capital, mas também com conceitos essenciais do segmento e conheçam algumas atribuições da Secretaria de Turismo e ainda profissões ligadas à atividade.

São parceiros do Projeto a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma), a operadora Let’s Dive, o Parque Shopping, a Luck Receptivos, o Sesc Alagoas, a Faculdade Estácio/FAL e a rede de cinema Cinesystem.

Fonte: Ascom Semptur

Veja Mais

Deixe um comentário