Categorias: Economia

Arsal autoriza reajuste de 16,5% na tarifa de água em Alagoas

O Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 23, traz uma má notícia para o contribuinte alagoano. A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Alagoas (Arsal) autorizou o reajuste de 16,5% das tarifas dos serviços públicos de abastecimento de água prestados pela Companhia de Saneamento de Alagoas, a Casal.

O reajuste entrará em vigor a partir de 1º de julho e irá ser aplicado de forma linear em todas as categorias de consumo. A portaria ainda estabelece o mês de julho para o reajuste anual da tarifa.

A Casal vem enfrentando inúmeros imbróglios judiciais, inclusive com a Prefeitura de Maceió, que chegou a pedir judicialmente a suspensão do pagamento da taxa de esgoto à companhia onde os serviços não são efetivamente oferecidos, a exemplo de comunidades no Complexo Benedito Bentes.

O Alagoas 24 horas entrou em contato com a assessoria da Arsal que enviou a seguinte nota: Proposto pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), o reajuste tarifário dos serviços de abastecimento de água e coleta de esgoto, de 16,5%, foi autorizado pela Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal), com vigência a partir de 1º de julho deste ano.

Publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (23), o reajuste válido para o ciclo 2016/2017 foi aprovado pela diretoria colegiada da Arsal, tendo como base, principalmente, o aumento de 8,48% na tarifa de energia elétrica, previsto para agosto de 2016, elevando os custos da Casal em quase 40%.

Para concessão do reajuste, a Arsal também levou em conta a variação cambial, que aumentou os custos com produtos destinados ao tratamento da água.