Categorias: Esporte

Etapa interregional dos Jogos Escolares começa nesta segunda

Valdir Rocha/Ascom-SEE

Jogos Escolares

Após a disputa das seletivas regionais nas 13 Gerências Regionais de Educação (Geres), escolas de Alagoas participam da segunda etapa dos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal), a seletiva interregional, que acontece em Maceió, Viçosa, Arapiraca e Palmeira dos Índios a partir desta segunda-feira (27), estendendo-se até sexta-feira (dia 1º).

Nesta fase, 1.822 atletas competirão nas modalidades futebol de salão, handebol, basquete e voleibol. Palmeira dos Índios abriga as escolas ligadas à 3ª Gere e ao Sertão (6ª, 8ª e 11ª), enquanto Arapiraca sedia a disputa das instituições de ensino do Agreste (5ª), Baixo São Francisco (9ª) e Litoral Sul/Zona da Mata (2ª). Já Viçosa recebe os atletas do Vale do Paraíba (4ª), Vale do Mundaú (7ª), Litoral Norte (10ª) e Região Metropolitana (12ª), enquanto 1ª e 13ª Geres protagonizam a disputa na capital.

“Na etapa interregional, passam adiante as escolas que conquistarem o primeiro lugar das categorias masculino e feminino infantis e juvenis das quatro modalidades esportivas em disputa. Os classificados seguem para a etapa estadual, onde buscam a vaga para representar Alagoas nos Jogos Escolares da Juventude”, explica o coordenador-geral do Jeal, Henrique Vilela.

As seletivas serão promovidas apenas para os esportes coletivos. Para as modalidades individuais, a exemplo do judô, atletismo e ginástica rítmica, a disputa acontece diretamente na etapa estadual do Jeal, que ocorre de 29 de julho a 3 de agosto em Maceió. Nesta mesma época, também serão realizados os Jogos Paralímpicos.

Benefícios do esporte

As Gerências Regionais falam de suas expectativas para a etapa interregional e avaliam a disputa local de suas regionais, encerrada na semana passada.

“Nesta primeira fase, comemoramos não só a classificação de muitas de nossas escolas para a etapa interregional, mas também o aprendizado que esta experiência traz para aluno. O esporte é muito importante na formação do jovem, pois, por meio de sua prática, exercemos disciplina, respeito e trabalho em equipe”, avalia Fabiana Rocha, gerente da 2ª Gere.

O gerente da 12ª Gere, Cícero Pinheiro, estima que as disputas da interregional serão equilibradas. “Promovemos nossa regional no Pilar e, agora, nossas equipes seguem para Viçosa onde participarão da interregional. Torcemos para que nossos alunos repitam o bom desempenho que tiveram na fase anterior”, fala Cícero.