O técnico Rogério Micale divulgou na manhã desta quarta-feira a lista dos 18 jogadores convocados para defender a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Sem poder contar com Ederson do Benfica, a grande surpresa foi o goleiro Fernando Prass, do Palmeiras, que ao lado de Neymar e Douglas são os três acima da ‘idade olímpica’ para 2016.
Sete times brasileiros perderão seus jogadores para a ‘Seleção de Base’. Santos, Internacional, Palmeiras, Vasco da Gama, Atlético-MG, São Paulo e Grêmio são a base do time montado por Micale, com 12 atletas. Por outro lado, Rafinha do Barcelona, Marquinhos do PSG, Felipe Anderson da Lazio e Fred do Shakhtar Donetsk foram lembrados pela comissão técnica.
Essa convocação, contudo, poderá não ser definitiva, já que diversos clubes europeus estariam relutantes em liberar seus jogadores – apesar de responsável pelo futebol olímpico, a Fifa não exige que os clubes liberem contratados para a competição.
Não há uma confirmação sobre quais clubes estariam dificultando a cessão de jogadores, mas se sabe que a Olimpíada vai ser disputada durante a pré-temporada do futebol europeu. As informações, porém, são de que o zagueiro Marquinhos, do Paris Saint-Germain, e o meia Felipe Anderson, da Lazio, todos com idade olímpica, seriam jogadores com dificuldades de obter a liberação dos seus clubes.
No Grupo A do torneio olímpico, o Brasil vai estrear na competição em 4 de agosto, no Mané Garrincha, diante da África do Sul. Depois, a equipe vai encarar o Iraque, no dia 7, também no estádio de Brasília. E o último jogo na fase de grupos vai ser diante da Dinamarca, em 10 de agosto, na Fonte Nova.
Líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras perderá duas das principais peças do time principal de Cuca: Fernando Prass e Gabriel Jesus. O Santos, que recentemente entrou na briga pelo G4, ficará sem o lateral esquerdo Zeca e o atacante Gabriel. Por fim o São Paulo, que ainda briga pela final da Libertadores, perderá o polivalente Rodrigo Caio.
Antes mesmo da coletiva começar, o Coordenador Erasmo Damiani pediu a palavra para explicar o calendário da Seleção. No dia 18 de julho todos os jogadores se apresentam no Rio de Janeiro. Dia 27 eles viajam para Goiânia, onde ficam até o final do mês, já que no dia 30 tem um amistoso marcado com o Japão. A partir daí se inicia a preparação para a estreia nas Olimpíadas.
A conquista da inédita medalha de ouro olímpica é considerada uma obsessão para a seleção brasileira há anos, mas a preparação para os Jogos do Rio vem sendo marcada por alguns percalços. Inicialmente, a equipe seria dirigida por Alexandre Gallo, que foi demitido em maio de 2015, especialmente em razão do fracasso no Sul-Americano Sub-20, em que o Brasil foi o quarto colocado.
Ficou decidido, então, que Dunga seria o treinador da equipe na Olimpíada, mas com Micale dirigindo o time em amistosos, pois os jogos preparatórios sempre foram realizados em datas próximas aos compromissos da seleção principal. Porém, Dunga caiu em junho, depois da eliminação do Brasil na primeira fase da Copa América Centenário. O seu sucessor, Tite, decidiu dirigir apenas a seleção principal. Assim, o comando do Brasil nos Jogos do Rio ficou mesmo com Micale.
Confira a lista dos convocados para a Seleção Brasileira Olímpica:
Goleiros:
Fernando Prass (Palmeiras)
Uilson (Atlético-MG)
Defensores:
Luan (Vasco da Gama)
Rodrigo Caio (São Paulo)
Marquinhos (PSG)
Douglas Santos (Atlético-MG)
Zeca (Santos)
Willian (Internacional)
Meios-campos:
Rafinha (Barcelona)
Rodrigo Dourado (Internacional)
Fred (Shakhtar Donetsk)
Thiago Maia (Santos)
Felipe Anderson (Lazio)
Atacantes:
Neymar (Barcelona)
Douglas Costa (Bayern de Munique)
Gabriel (Santos)
Gabriel Jesus (Palmeiras)
Luan (Grêmio)