Categorias: Futebol

Grêmio marca no fim, derrota o Santos e volta ao G-4 do Brasileiro

(Foto: Fernando Gomes / Agência RBS)

Grêmio e Santos fizeram um bom jogo na noite desta quarta-feira, na Arena da equipe gaúcha. O time da casa abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas o Santos mostrou força na segunda etapa e foi buscar o empate em 2 a 2. No fim do jogo, Marcelo Hermes garantiu o triunfo para os anfitriões: 3 a 2. Giuliano e Douglas fizeram os outros gols gremistas, enquanto o estreante Copete e Zeca anotaram os gols do Santos.

O Grêmio volta a vencer depois de duas derrotas, para Vitória e Atlético-PR. O Santos, por sua vez, perde o embalo após os triunfos sobre Fluminense e São Paulo.

Com o resultado positivo diante de sua torcida, o Grêmio chegou aos 21 pontos na tabela, retornando ao G-4. A equipe de Roger Machado está apenas um ponto atrás do líder Palmeiras, que enfrenta o Figueirense nesta quinta-feira.

Já o Santos permanece com 19 pontos. O revés sofrido no Sul faz com que a equipe de Dorival Júnior fique fora do G-4, momentaneamente na quinta posição.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Grêmio faz o grande clássico contra o Internacional, no domingo, às 11 horas, no Beira-Rio. O Santos buscará a reabilitação também no domingo, na Vila Belmiro, contra a Chapecoense, às 16 horas.

Dois rebotes dois gols

A expectativa antes da bola rolar era de jogão em Porto Alegre por conta das duas equipes estarem tão próximas na tabela de classificação. Mas, enquanto o Grêmio entrou em campo preparado para uma decisão, o Santos acabou pagando pela desatenção nos minutos iniciais.

Os defensores de Dorival Júnior não resistiram à pressão na saída de bola e foram surpreendidos. Éverton recebeu pela esquerda, limpou e bateu forte. Vanderlei espalmou e Giuliano não perdoou no rebote: 1 a 0 Grêmio com apenas 2 minutos de jogo.

O Santos demorou para entrar no ritmo da partida e por pouco não viu o prejuízo ficar ainda pior no minuto seguinte. Douglas dominou dentro da área, após escanteio e cruzou na cabeça do zagueiro Rafael, que jogou por cima do travessão e por pouco não ampliou a vantagem.

Só a partir daí os santistas, até então atordoados, conseguiram ter calma e colocar a bola no chão. Aos 7 minutos, Lucas Lima serviu Victor Ferraz na direita. O lateral cruzou para trás e Rodrigão bateu com perigo. Era o início do domínio alvinegro, ao menos no quesito posse de bola, já que o chute do centroavante foi a única jogada que furou a defesa gremista em todo o primeiro tempo.

Com a nevoa de volta à Arena, como vem ocorrendo em muitos jogos do Grêmio em sua casa, o ritmo diminuiu e as disputas passaram a ficar concentradas no meio de campo. Apenas Giuliano conseguiu se sobressair ao sistema defensivo aos 28 minutos, nas costas de Victor Ferraz, mas Vanderlei salvou com uma bela defesa à queima roupa.

E quando todos pareciam aguardar o apito do árbitro para descansar nos vestiários, os gaúchos marcaram de novo em lance muito parecido com o primeiro gol. Aos 44, Éverton passou por Luis Felipe e Victor Ferraz e bateu cruzado. Vanderlei voltou a rebater a finalização e Douglas ‘pregou’ o goleiro, sem deixar a bola cair, em mais um rebote.