Tite vai, Cristóvão Borges vem, e o Corinthians é vice-líder do Campeonato Brasileiro. Mesmo com a troca de treinador, o time alvinegro se mantém no topo da tabela e alcançou a segunda colação nesta quarta-feira ao bater o lanterna América-MG, fora de casa, por 2 a 0. Romero, artilheiro do time no ano, e Marquinhos Gabriel, de pênalti, garantiram o triunfo.
E a posição alvinegra só não é melhor ainda pelo saldo de gols. Afinal de contas, a vitória desta quarta levou a equipe aos 22 pontos, a mesma pontuação do Palmeiras, que recebe o Figueirense nesta quinta ainda pela 12ª rodada. Os arquirrivais alviverdes, porém, ainda levam vantagem no saldo de gols para cima do Corinthians: 10 a 8.
Muito do bom desempenho corintiano tem a ver com Romero. Reserva com Tite, o paraguaio está imparável com Cristóvão e, mais uma vez, deixou sua marca nesta quarta. Ele abriu o placar do jogo logo aos 9 minutos do primeiro tempo. Giovanni Augusto cobrou escanteio pela direita, Balbuena ajeitou e Romero, sozinho, dominou bonito na entrada da pequena área e girou para bater no ângulo, sem chance alguma para o goleiro João Ricardo, que completava seu 100º jogo pelo América.
Foi nada menos que o nono gol de Romero em 2016, o artilheiro do Corinthians no ano. Não por menos ele reclamava da reserva com Tite e até ameaçava deixar a equipe.
Com a vitória parcial, o Corinthians controlou a partida e garantiu os três pontos aos 29 do segundo tempo. Muito graças ao juiz Wagner Reway, é verdade. Luciano dominou uma bola com a mão na área e acabou se enroscando com Adalberto na sequência. O árbitro não viu a infração corintiana, mas decidiu marcar o pênalti na sequência. Na cobrança, Marquinhos Gabriel deslocou bem o goleiro e definiu o placar.
O Corinthians agora volta a campo no próximo domingo. A equipe de Cristóvão Borges recebe o Flamengo na Arena em jogo que pode até valer a liderança do Brasileirão.
Já o América-MG segue em situação complicadíssima. Agora com três derrotas consecutivas, o time alviverde segue com apenas oito pontos conquistados e na lanterna do Brasileirão. No sábado, a chance de reação é diante do Atlético-PR, mas fora de casa, na Arena da Baixada.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA-MG 0 X 2 CORINTHIANS
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data: 29 de junho de 2016, quarta-feira
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway (MT)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (Fifa-MS) e Fabiano da Silva Ramires (ES)
Cartões amarelos: Leandro Guerreiro e Adalberto (América-MG); Marquinhos Gabriel (Corinthians)
Gols: CORINTHIANS: Romero, aos 9 minutos do primeiro tempo, e Marquinhos Gabriel, aos 29 minutos do segundo tempo
AMÉRICA-MG: João Ricardo; Jonas, Alison, Adalberto e Danilo (Gilson); Leandro Guerreiro, Claudinei, Alan Mineiro (Matheusinho) e Ernandes; Osman e Victor Rangel (Borges). Técnico: Sérgio Vieira
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pedro Henrique e Uendel; Bruno Henrique, Rodriguinho (Camacho) (Willians), Romero, Giovanni Augusto (Guilherme) e Marquinhos Gabriel; Luciano. Técnico: Cristóvão Borges