Foram entregues mais 110 vagas, totalizando 150 somente este ano; Ao todo, a UIM conta com 240 vagas
O Governo do Estado entregou, na tarde desta terça-feira (05), uma nova Unidade de Internação Masculina, no Tabuleiro do Martins. Com a entrega, 110 novas vagas foram criadas.
O novo prédio, além dos alojamentos para quatro menores, tem quadra poliesportiva, área de convivência, refeitórios e alojamentos para visitas íntimas.
De acordo com o secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, somente este ano, foram entregues 150 vagas, totalizando 240 vagas em toda a Unidade. Para Jardel Aderico, com as novas instalações e a ampliação do número de vagas, além de acabar com a superlotação, também serão reduzidos os conflitos e espancamentos entre os menores..
“Vamos conseguir redistribuir da melhor forma os menores internos aqui na Unidade. Este trabalho será feito avaliando o perfil de cada um, idade, situação jurídica e também o tipo de infração, o que nos permite dizer que os conflitos estre eles também serão reduzidos, tendo assim um melhor resultado de ressocialização”, disse o secretário.
O secretário disse ainda que, com as novas vagas, as duas unidades improvisadas, incluindo a do DER, onde há pouco tempo houve uma fuga em massa, foram desativadas.
Mesmo com um maior número de vagas, o Estado ainda tem um déficit de 30 vagas, já que ao todo, a Unidade de Internação Masculina conta com 270 internos. Ao todo, o Estado tem 240 vagas para 270 menores infratores. Mesmo com o déficit de 30 vagas, a Unidade de Internação Masculina do Estado ainda está classificada como a melhor no país, segundo o secretário Jardel Aderico.
A obra teve investimento de R$ 110 milhões. Em entrevista à imprensa, o governador Renan Filho lembrou as antigas instalações e disse que agora será possível fazer a ressocialização dos menores infratores.
“Agora será possível realmente ressocializar. Quando assumi o governo vivíamos a realidade quando o presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Joaquim Barbosa, disse que Alagoas não tinha internamento de menores, tinham masmorras, um tratamento de animal. Nós trabalhamos para melhorar o sistema e entregamos mais uma Unidade de Internação de Menores. Esta é a segunda etapa, mas iremos melhorar as demais unidades, trabalhando firme para ter a melhor unidade de internamento do país”, disse o governador.