A confusão começou quando um grupo de torcedores tentou entrar no local, que atingiu sua capacidade máxima de 90 mil pessoas. Eles jogaram garrafas e queimaram lixeiras e motos estacionadas na área, além de um carro. Outros veículos foram cercados pelo grupo. Um dos motoristas, em pânico, acabou atropelando duas pessoas, sendo que uma delas acabou sendo hospitalizada. A polícia reagiu jogando bombas de gás de lacrimogêneo e usando jatos de água.
O acesso à “Fan Zone” foi aberto às 11h (horário de Brasília), cerca de quatro horas antes do início do jogo. Três horas depois já estava fechado, provocando gritos, lágrimas e reações violentas de alguns torcedores, que tentavam pular as barreiras de segurança. O aviso do fechamento foi feito no Twitter e no metrô parisiense. Além da confusão na torre Eiffel, também houve depredações nos arredores do Stade de France, em Saint Denis, na periferia de Paris – cerca de 40 pessoas foram detidas.
De acordo com o Ministério do Interior, no total, 1150 pessoas foram presas e 40 expulsas do país durante o mês do campeonato.
Na avenida Champs Elysées, onde os torcedores portugueses festejaram a vitória por 1 x 0 contra a seleção francesa, algumas vitrines foram quebradas, mas sem maiores incidentes, segundo a polícia. De acordo com a secretaria de Segurança Pública de Paris, o clima, de uma maneira geral, era “festivo”.
Na cidade de Lyon, nove pessoas permaneciam detidas por “violência, desacato à autoridade, posse de fogos de artifício, ou por impedir o acesso dos serviços de socorro”, relatou uma fonte policial, por volta de 1h30 local desta segunda-feira (20h30 de domingo, no horário de Brasília). Segundo a mesma fonte, um policial ficou levemente ferido durante a confusão. Mais de 3400 policiais foram mobilizados para garantir a segurança em Paris na final da Eurocopa e 700 foram destacados para patrulhar metrôs, ônibus e trens.
Seleção francesa será recebida no palácio do Eliseu
A seleção francesa será recebida 12h30 no palácio do Eliseu para um almoço com o presidente François Hollande. Em seguida, o time vai desfilar a partir das 16h do Arco do Triunfo até a avenida Foch. Em Portugal, os vencedores chegam em Lisboa ao meio dia, no horário local, antes de se encontrarem com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.