A jogadora Formiga entrou hoje para história da Olimpíada; Saiba o motivo!
A seleção brasileira feminina de futebol foi convocada para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, e a competição será histórica para a meia Formiga. A brasileira está entre as 18 jogadoras chamada pelo técnico Vadão e vai disputar o maior evento esportivo do mundo pela sexta vez, igualando o recorde de participações de um atleta em esportes coletivos.
O grupo de esportistas que já disputaram a Olimpíada mais de uma vez é seleto. 488, sendo 119 mulheres e 369 homens, já sentiram esse gostinho em pelo menos cinco oportunidades entre Atenas-1896 e Pequim-2008 (número não foram atualizados após Londres-2012).
Pouco mais de 100 já disputaram seis edições dos Jogos e, agora, Formiga estará entre eles. Única jogadora de futebol no mundo a ter disputado cinco Olimpíadas (Atlanta-1996 a Pequim-2008), a brasileira vai para sua sexta participação e será quem mais disputou a competição entre os atletas de esportes coletivos, ao lado de outros dois. Com o Brasil, levou a prata em Atenas-2004 e Pequim-2008.
Quem também detêm a marca são o espanhol Manuel Estiarte, do polo aquático, e a russa Evgeniya Artamonova Estes, do vôlei. Estiarte estreou no maior evento esportivo do mundo em Moscou-1980, aos 19 anos, e encerrou sua participação em Sidney-2000, aos 39 anos. Com seu país, conquistou a prata em Barcelona-1992 e o outro em Atlanta-1996.
Evgeniya Artamonova Estes, uma das melhores jogadoras de vôlei do mundo de todos os tempos, se aposentou em 2013, aos 38 anos, e antes competiu em seis Olimpíadas, entre Barcelona-1992 e Londres-2012, tendo conquistado medalha de prata em Sidney-2000 e Atenas-2004.
Além de Formiga, a convocação do Brasil inclui outras 17 jogadoras e quatro suplentes:
Goleiras – Barbara e Aline (seleção permanente)
Zagueiras – Mônica (Orlando Pride/EUA), Rafaelle (Changchun/China), Bruna Benites (seleção permanente) e Érika (PSG/França)
Laterais – Fabiana (Dalian Quanjian/China) , Poliana (Houston Dash/EUA) e Tamires (Rosengard/Suécia)
Meio-campo – Formiga (permanente), Thaisa (permanente), Andressinha (Houston Dash/EUA) e Marta (Rosengard/Suécia)
Atacantes – Debinha (Dalian Quanjian/China), Cristiane (PSG), Andressa Alves (Barcelona), Bia Zaneratto (Steel Red Angels/Coreia do Sul) e Raquel (Changchun)
Suplentes: Luciana (goleira), Camila (lateral), Darlene e Thais Guedes (atacantes)