Categorias: Maceió

Índios ocupam sede da Funai por melhorias da Educação e Saúde

 

Zennus Dynis/Grito na Luta

Índios ocupam sede da Funai

Um grupo de aproximadamente 80 índios, de cinco etnias ocuparam nesta quarta-feira, 13, a sede da Fundação Nacional do Índios (Funai), no Centro de Maceió, para reivindicar, entre outras coisas, melhorias na Educação, Saúde e protestar contra o que classificam como retrocesso da política em relação aos direitos indígenas.

Zennus Feitosa, missionário do CIMI (Conselho Indigenista Missionário), disse em entrevista ao Alagoas24Horas que a ocupação deve ocorrer por tempo indeterminado. A expectativa dos manifestantes é que amanhã chegue outro grupo com mais de cem integrantes para reforçar o protesto. “Os movimentos sociais e estudantes da Universidade Federal de Alagoas se comprometeram em auxiliar os índios com alimentação. Os próprios índios também vieram preparados para se manter acampados”, disse.

Zennus também destacou que os índios querem discutir questões como a municipalização da Saúde; a falta de escolas nas aldeias e a criação do cargo de professor indígena para os  profissionais que hoje ocupam a função de monitor. Além disso, os índios estão preocupados a PEC 215, que transfere do Executivo para o Legislativo a palavra final sobre a demarcação de terras indígenas. O texto é encarado pelos diversos povos tradicionais brasileiros e ativistas como uma ameaça aos direitos indígenas.

Até o momento o grupo conseguiu apenas uma reunião com a Secretaria de Estado da Educação para discutir a situação das escolas nas comunidades indígenas, marcada para a próxima sexta-feira.