As duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de Maceió estão recebendo elogios dos usuários. Localizadas nos bairros do Benedito Bentes e Trapiche, as UPAs são administradas pela Prefeitura de Maceió, numa parceria entre governo do Estado e governo Federal. Para ver de perto como está o atendimento nestes locais, nossa reportagem visitou as duas unidades e conversou com pacientes.
Com capacidade para 400 atendimentos diários cada, as unidades funcionam 24 horas com atendimento de urgência e emergência adulto e infantil. A estrutura é bem organizada e o atendimento mais parece o de um hospital privado. Maria José de Barros é moradora do bairro Santa Lúcia e tem plano de saúde, mas pela proximidade resolveu experimentar o atendimento da UPA do Benedito Bentes, na parte alta da cidade.
“Eu me surpreendi com a qualidade e agilidade do atendimento. Tinha muita gente, mas estava organizado. Dias antes eu estive em um hospital participar pelo plano de saúde, o que me fez perceber que o atendimento da UPA está igual ou até superior ao da emergência que costumo ir”, disse a pensionista.
O vendedor Jonathas Oliveira também se surpreendeu com o atendimento da UPA do Trapiche. “Precisei duas vezes, uma vez fui porque estava com a pressão alta e outra vez porque meu filho estava vomitando. Para nós que não temos como pagar plano é sempre muito complicado, mas agora com a UPA pelo menos sabemos que temos um bom atendimento”, comentou o comerciante, enquanto aguardava ser chamado pela triagem para relatar sua suspeita de zika.
As UPAs são geridas pelo modelo de Organização Social, as chamadas OS, que são um tipo de empresa contratada por licitação para prestar o serviço público. Segundo a Prefeitura, essas organizações possuem metas de atendimento mensal, o que favorece os usuários. Outro benefício é que estas unidades estão contribuindo diretamente para desafogar o fluxo no Hospital Geral do Estado (HGE).
“São equipamentos importantes que funcionam de maneira intermediária entre as unidades básicas e o Hospital Geral do Estado, o que beneficia não só a capital, mas todo o estado de Alagoas, já que estamos contribuindo para desafogar o HGE”, destacou o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.
Ainda de acordo com a Prefeitura, as UPAs estão equipadas para que os pacientes possam realizar, entre outros procedimentos, exames laboratoriais, de raio-x e eletrocardiograma. Custeada através de parceria entre a Prefeitura e Estado, as unidades têm salas de pequenos procedimentos, medicação, nebulização, consultórios para atendimento de clínica médica e pediátrica, câmara escura, salas de raios-x, postos de coleta do laboratório, farmácias, posto de enfermagem e disponibiliza assistência 24 horas.