Em um duelo marcado por belos gols, a Chapecoense quebrou uma série de três partidas sem vencer e empurrou o Botafogo para a zona de rebaixamento. O time catarinense venceu por 2 a 1 neste domingo, em partida válida pela 16ª rodada do Brasileirão, na Arena Condá, em Chapecó.
A equipe alviverde chegou aos 22 pontos e subiu para a 10ª posição, enquanto os cariocas caíram para a 17ª colocação, com 17.
Ricardo Gomes não teve à disposição os jogadores Jefferson, Leandrinho, Gegê, Rodrigo Pimpão e Sassá, enquanto Caio Jr. não contou com Arthur Maia, Alan Ruschel, Nenén, Neto, Marcelo, Moisés e Gil.
O jogo
Os visitantes quase abriram o placar no primeiro minuto de partida. O goleiro Marcelo Boeck errou na saída de bola. Salgueiro foi para esquerda e tocou para Canales, que chutou por cima do gol.
Sete minutos depois, Ananias fez jogada pela esquerda, partiu para cima do marcador e chutou em cima de Joel Carli. Jogadores pediram toque de mão e pênalti, mas o árbitro mandou seguir.
Mesmo com menos posse de bola, os donos da casa fizeram o primeiro gol aos 24 minutos. Cléber Santana deu passe para o meia Hyoran, que passou pela marcação de dois defensores e bateu no contra-pé do goleiro Sidão.
Depois de ficar atrás, o time carioca pressionou. Aos 41 minutos, Diogo Barbosa cruzou e o goleiro Boeck desviou a bola. Bruno Silva emendou uma bela bicicleta, mas a bola passou por cima do travessão. Quatro minutos depois, os cariocas trocaram passes com rapidez e Canales fez o gol, mas foi anulado por impedimento.
Na segunda etapa, o Botafogo continuou atrás do empate e criou boas oportunidades. Aos seis minutos, Neilton carregou a bola para o meio e chutou forte no canto para defesa de Boeck.
Aos 40 minutos, os visitantes chegaram ao empate. Camilo cobrou falta no ângulo, sem chances para o goleiro Marcelo Boeck. A alegria durou apenas dois minutos, pois Lucas Gomes recebeu livre na frente de Sidão e com uma cavadinha balançou a rede.
A Chapecoense enfrentará o Atlético PR pela terceira fase da Copa do Brasil na Arena Condá, nesta quarta-feira, às 19h30. A partida de ida terminou empatada por 0 a 0 na Arena da Baixada, em Curitiba. No mesmo dia e horário, o Botafogo receberá o Bragantino no Estádio Luso-Brasileiro, no Rio de Janeiro. O primeiro duelo terminou empatado por 2 a 2.
Pelo Campeonato Brasileiro, o desafio dos catarinenses será contra o São Paulo, no Morumbi, no domingo, às 11h. Já os cariocas receberão o líder Palmeiras na segunda-feira (28.07).
FICHA TÉCNICA:
CHAPECOENSE 2 X 1 BOTAFOGO
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)
Data: 24 de julho de 2016 (Domingo)
Horário: 16h(de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Elio Nepomuceno de Andrade Junior (RS)
Cartões amarelos: Sérgio Maoel (Chapecoense); Bruno Silva e Luís Henrique (Botafogo)
Gols: CHAPECOENSE: Hyoran, aos 24 minutos do primeiro tempo; Lucas Gomes, aos 42 minutos do segundo tempo; BOTAFOGO: Camilo, aos 40 minutos do segundo tempo
CHAPECOENSE: Marcelo Boeck, Gimenez, Filipe Machado, William Thiego e Demerson; Sérgio Manoel (Matheus Biteco), Josimar, Cleber Santana e Hyoran (Martinuccio); Ananias (Lucas Gomes) e Kempes. Técnico: Caio Júnior
BOTAFOGO: Sidão; Luis Ricardo, Emerson Santos, Joel Carli e Diogo Barbosa; Bruno Silva, Rodrigo Lindoso, Fernandes (Neilton) e Camilo; Juan Salgueiro (Gervásio Nuñez) e Gustavo Canales (Luís Henrique). Técnico: Ricardo Gomes